Media  |
Fale  |



Weird Al Yancovic



Biografia

Um dos mais conhecidos músicos e comediantes americanos, Alfred Matthew Yancovic ou “Weird (esquisito) Al” Yancovic é conhecido por suas sátiras das músicas POP e contemporâneas. Yancovic ganhou diversos prêmios, entre eles o Grammy e prêmios como produtor de televisão, humorista, parodista e acordeonista.

Em seus trabalhos, Yancovic se fantasia de diversas formas imitando alguma celebridade da música POP ou então se vestindo de forma esquisita para parodiar algum cantor. Desde os anos 70, ele utiliza as outras músicas para criar paródias.

Irei contar um pouco da história de Yancovic: Nascido na Califórnia, em 23 de Outubro de 1959, Yancovic começou a tocar acordeão aos sete anos com um vendedor de rua. Aos 10, já dominava totalmente o instrumento. Após escutar um programa de rádio em 1976, Yancovic enviou para o programa uma fita cassete contendo uma música chamada “Belvedere Cruisin”, que falava sobre o automóvel da sua família e uma outra chamada “Dr. D Superstar” que era uma paródia do filme “Jesus Cristo Superstar”. Esse trabalho foi o começo de sua longa carreira. Em 1979, estudou arquitetura e trabalhava como DJ na estação de rádio da universidade da Califórnia. Nesta época teve início o seu apelido de “Weird Al”, que representava o seu jeito maluco de tratar as coisas. Quando a banda “The Snack” foi convidada para tocar na Universidade, Yancovic pegou seu acordeão e gravou uma paródia chamada “My Bologna”, o que fez com que os integrantes do Snack gostassem e fizessem com que a música fosse lançada pela gravadora da banda. A partir daí, sua carreira decolou.

Em 1980, Yancovic produziu a música “Another One Rides the Bus”, paródia do Queen, “Another One Bites the Dust”, o que fez com que Yancovic se tornasse popular e aparecesse pela 1ª vez na televisão. Em 1981, saiu em turnê como integrante de um programa e em seguida montou a sua banda com o empresário Jay Levey. Lançou em 1983 o seu primeiro CD com canções satirizando outras e também com músicas originais. Fez um enorme sucesso em 1984 com o lançamento do álbum ´Weird Al em 3-D´, com a música “Eat It”, paródia de Beat It do Michael Jackson. Nos anos seguintes, Yancovic produziu ainda alguns documentários e filmes, sendo premiado por alguns deles.


Algumas figuras importantes da cultura POP foram ironizadas por Yancovic como a Madonna na música “Like a Surgeon”, Nirvana em “Smells Like Nirvana”, Extreme em “You Don’t Love me Anymore”. Fez ironias também com os filmes Forrest Gump, Jurassic Park e Star Wars, entre outros. Produziu também uma versão do famoso Pedro e o Lobo, do compositor russo Serguei Prokofiev.

Para seus trabalhos, Yancovic sempre pediu permissão para produzir suas paródias, para evitar supostos processos. Em várias ocasiões, Yancovic não teve permissão para as paródias, como nos casos da Yoko Ono que não permitiu de Gee I´m a Nerdy (versão de Free as a Bird), James Blunt que negou You´re Pitiful (disponibilizado depois na Internet), Eminem, que não deixou Yancovic fazer um clipe de Couch Potato, entre outros casos.



Ao longo de sua carreira, Yancovic tem tido o seu trabalho reconhecido através dos prêmios os quais obteve, como três Grammys latinos, além de estar entre os mais vendidos e escutados da lista da Billboard. Seus trabalhos lhe renderam três discos de ouro e cinco de platina nos Estados Unidos.

Yancovic possui uma discografia bem extensa, fruto de seu vasto trabalho, entre os quais cito alguns exemplos: Eat it (1984), “Weird Al” Yancovic´s Greatest Hits (1988), The Best of Yancovic (1992), os álbuns “Weird Al” Yancovic in 3-D (1984), UHF (1989), Alapalooza (1993) e Alpocalypse (2011) e alguns singles como My Bologna (1979), Another One Rides the Bus (1981), Like a Surgeon (1985), Smells Like Nirvana (1992), Amish Paradise (1996), entre outros. Recentemente , Yancovic lançou Perform This Way, uma paródia de uma música de Lady Gaga, que inicialmente negou a liberação, mas que depois , devido ao enorme sucesso de Yancovic, acabou por liberar o clipe.
Vale a pena conferir as produções deste gênio das paródias.

Reynaldo Rivero




s