Pocket Calculator
Os melhores Singles dos anos 80
Erasure - Crackers International

 

FICHA

"Erasure - Crackers International"
Data de Lançamento:
1988
Estilo: Eletrônico

Lado A

Stop!
The Hardest Part
Stop! (12" remix)

Lado B

Knocking On Your Door
She Won't Be Home
Knocking On Your Door (12" remix)

Capa: James Marsh
Produção: Erasure
Mixagem: Mark Saunder


Gravadora - Mute


Erasure

Já que o Erasure está em turnê, e dentro de poucos dias fará show aqui no Brasil, nada mais justo do que prestar uma homenagem comentando o EP Crackers International.

Lançado em 1988, Crackers International foi um dos maiores sucessos do Erasure (se tratando de EPs e singles). Ficou em 2º lugar nas paradas do Reino Unido. Apenas o single de "Sometimes" atingiu a mesma posição dois anos antes, em 1986. Se compararmos esse EP com outros EPs e singles da banda, apenas um ficou acima deste nas paradas, o Abba-esque, que ficou em 1º lugar no Reino Unido. Foi o único single do Erasure a sair no Brasil, e recordista de vendas, o single 12" mais vendido no país. Revolucionário, lançar em 88 um single no Brasil, houve uma pequena tendência de singles em 85, na época do plano cruzado, mas em 88 o Erasure foi o único que conseguiu.

Várias versões foram feitas. Depois da original foi lançada uma versão americana com duas faixas adicionais, que são remixes de "Stop!" e "Knocking On Your Door". Ambas foram remixadas por Mark Saunder, que também contribuiu com a produção do álbum Wish do The Cure e do último álbum do A-ha, o Foot of the Mountain. Por conta do sucesso, foi produzido o single da música “Stop!” nos EUA, que chegou a entrar no Top 100 da Billboard.

Foi lançado também, no Reino Unido, uma edição limitada de 12" chamada Crackers International part II. Além de conter remixes de "Stop!" e "Knocking On Your Door", contém também o hit inédito (na época) de Natal "God Rest Ye Merry Gentlemen". Essa versão recebeu uma capa diferente, com mais cara de Natal mesmo (a imagem está coberta de neve e ainda está nevando).

Tanto a capa original quanto a capa dessa "edição de Natal", foi desenhada por James Marsh, o mesmo designer que fez as capas dos álbuns do Talk Talk.

Independente de qual versão, pois todas são bem legais, Crackers International não pode faltar na coleção de nenhum fã (em vinil, é claro, rs).




Natascha Coelho