filmes
Trilha Sonora do Filme
"Os Embalos de Sábado a Noite"


O ano de 1977 marcou definitivamente o movimento da era 'Disco' com o lançamento do filme 'Saturday Night Fever' (Os Embalos de Sábado a Noite) estrelado por John Travolta.

Além do filme a trilha sonora também é um caso a parte. O álbum duplo rendeu ao todo quinze discos de platina nos Estados Unidos e ostentou as paradas de sucessos até o ano de 1980. A empresa de tabulação Media Traffic que contabiliza a quantidade de cópias vendidas dos álbuns informou que 'Saturday Nighr Fever - The Original Movie Sound Track' foi o quinto álbum mais vendido na época. Atualmente o álbum já vendeu mais de 50 milhões de cópias ficando atrás somente do álbum Thriller de Michael Jackson.


A trilha sonora também ganhou indicações ao Globo de Ouro e também como melhor canção contida na trilha para 'How Deep Is Your Love' dos Bee Gees.

É fato que a razão do grande sucesso da trilha sonora ter tanta repercussão é que tem como carro chefe os hits super dançantes do trio inglês 'Bee Gees' que antes disso tinham uma influência direta dos 'Beatles' em seus primeiros trabalhos e ficaram mais conhecidos pela suas belíssimas baladas românticas que atravessaram o final dos anos 60 e adentraram pela década de 70.

Sendo assim vamos aos destaques desta trilha que até hoje embala os sábados a noite das casas especializadas em flash backs.

FAIXA - A - FAIXA

Stayin' Alive / Bee Gees - Hit obrigatório em qualquer balada de anos 70, alcançou primeira colocação em diversos países, sendo primeiro lugar no Hot 100 da Bilboard e permanecendo por quatro semanas. Também marca um dos ápices do filme com uma performance de John Travolta que ficaria marcado para todas as gerações futuras.

How Deep Is Your Love / Bee Gees - Balada romântica escrita e adapatada para o filme, com uma letra que é uma verdadeira declaração de amor e que além da primeira colocação em vários países ganhou várias regravações de grupos como Take That, Red Hot Chili Peppers, The Temptations. Vale a pena descrever um trecho da canção:

''Como é profundo o seu amor
Eu realmente preciso saber
Porque nos estamos vivendo num mundo de tolos
Que vivem nos magoando
Quando eles todos deveriam nos deixar em paz
Pois pertencemos um ao outro
E eu acredito em você
Você sabe que você é a porta de minha alma
Você é a luz da estrela mais distante e mais negra
Você é aquela que me salva nas minhas quedas
Você pode até pensar que não tomo conta de você
E você sabe bem lá no fundo que eu me importo
E é a mim que você precisa mostrar
Como é profundo o seu amor''

Night Fever / Bee Gees - Outra premiadíssima canção do trio que embalou e ainda embala muita gente nas pistas de dança. A letra fala da necessidade de se sentir envolvido com a dança e os prazeres que os embalos de sábado a noite pode nos trazer.


FICHA

"Trilha Sonora do Filme
Os Embalos de Sábado a Noite
"
Data de Lançamento:
1977
Número de Faixas: 17

Faixa-a-Faixa:

01. Bee Gees - Stayin' Alive - 4:44
02. Bee Gees - How Deep Is Your Love - 4:03
03. Bee Gees - Night Fever - 3:31
04. Bee Gees - More Than A Woman - 3:16
05. Yvonne Elliman - If I Can't Have You - 2:58
06. Walter Murphy & The Big Apple Band - A Fifth Of Beethoven - 3:02
07. Tavares - More Than A Woman - 3:16
08. David Shire - Manhattan Skyline - 4:43
09. Ralph MacDonald - Calypso Breakdown - 7:49
10. David Shire - Night On Disco Mountain - 5:12
11. Kool & The Gang - Open Sesame - 3:59
12. Bee Gees - Jive Talkin' - 3:43
13. Bee Gees - You Should Be Dancing - 4:13
14. KC & The Sunshine Band - Boogie Shoes - 2:16
15. David Shire - Salsation - 3:50
16. MFSB - K-Jee - 4:13
17. Trammps, The - Disco Inferno - 10:50


Gravadora: RSO Records Inc.

More Than a Woman / Bee Gees - É parece que só dá eles mesmo. Essa tem uma levada mais lenta e marca no filme os ensaios de dança entre John Travolta (Tony Manero) e Karen Lynn Gorney (Stephanie Mangano).

If I Can´t Have You / Yvonne Elliman - Fechando o primeiro lado do primeiro disco, eles de novo. Epa...mas quem canta é a Yvone Elliman!!!....pois é, mas a composição da música é dos Bee Gees. Essa cantora havaiana é também atriz e seu maior destaque foi a interpretação de Maria Madalena na ópera rock 'Jesus Christ Superstar' com participação de Ian Gillan, vocalista do Deep Purple, fazendo a voz de Jesus Cristo.

A Fifth of Beethoven / Walter Murphy - Abrindo o lado B o pianista, compositor e arranjador Walter Murphy faz uma adaptação do primeiro movimento da quinta sinfonia de Beethoven em ritmo de discotheque.

More Than A Woman / Tavares - O quinteto Black que reune os cinco irmãos da família Tavares ganharam das mãos dos Bee Gees a gravação desse hit que ganhou uma roupagem Funk Disco muito boa. A curiosidade fica por conta de que a trilha reúne as duas versões em um mesmo disco.

Open Sesame / Kool & The Gang - Uma das melhores bandas de Funk e Rhythm & Blues de todos os tempos, o Kool & The Gang até o ano de 1978 se manteve nas raízes da Soul Music e a faixa 'Open Sesame' foi inclusa na trilha tornando-os mais populares.

Jive Talkin' / Bee Gees - Olha eles aí de novo. Essa música apesar de fazer parte da trilha sonora não toca durante o filme. Tem uma levada com swing irresistível e foi a segunda canção do trio a alcançar a primeira colocação nos Estados Unidos.

You Shoud Be Dancing / Bee Gees - Essa é pra arrasar quarteirão e John Travolta dá um show de dança no filme ao som dessa música. É praticamente impossível ficar parado sem dançar ou ao menos lembrar do filme.



Versão em Fita Cassete

Boogie Shoes / KC and The Sunshine Band - Grupo fundado em 1973 por Harry Wayne Casey (KC), Jerome Smith, Richard Finch e Robert Johnson, faziam uma linha Funk altamente dançante e revolucionaram a era Disco. A dupla Casey e Finch foram responsáveis pela produção de George McCrae e Jimmy 'Bo' Horne. A faixa 'Boogie
Shoes' assim como outras músicas da época reverencia o ritmo Disco. O termo 'Boogie' era muito utilizado nas músicas como uma forma de expressar o ritmo contagiante das pistas de dança.

Disco Inferno / The Trampps - Essa canção de 1976 do grupo The Trampps, originários da Filadélfia, alcançou o seu devido sucesso após sua inclusão na trilha sonora do filme e tornou-se um dos hinos da Disco Music. O ritmo da música é tão cultuado até hoje que artistas como Cyndi Lauper, Tina Turner e até Madonna, que fez a versão 'Music Inferno' tocando em sua tournê 'Confessions Tour', regravaram ou utilizaram a base rítmica dessa música para relembrar os bons tempos da Discotheque. Até Lulu Santos também resolveu embarcar nessa onda regravando 'O Descobridor dos Sete Mares' do imortal Tim Maia ao som de 'Disco Inferno'.

A magia e o encanto dessa era maravilhosa nunca vai se apagar. Os embalos de sábado a noite podem ser de sexta, de domingo e porque não no meio da semana. Algumas casas noturnas como a 'Limelight' fazem o revival dos anos 70 com muito glamour para os amantes da boa música.

Você sabia ???

Contra Capa do Vinil

Em 2008, médicos americanos especialistas em atendimento de emergência descobriram que a música 'Stayin Alive'

dos Bee Gees, tem o ritmo perfeito para ser seguído durante procedimento de reanimação cardiorrespiratória feito em vítimas de ataque cardíaco. A American Heart Association considera o número ideal de compressões na reanimação de 100 batidas por minuto e 'Stayin' Alive' tem 103 batidas rítmicas por minuto.

Em 19 de setembro de 2005 a música 'Disco Inferno' foi introduzida no 'Dance Music Hall of Fame', em cerimônia realizada em Nova York fazendo com que o grupo 'The Trampps' tocassem juntos após 25 anos.

 

Reinaldo Pereira



voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2009 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80