discografia
Trilha Sonora do Filme
"O Último Americano Virgem"


Capa do Filme "O Último Americano Virgem"

O filme que trata da sexualidade na adolescência e virgindade masculina foi campeão
de bilheteria no ano de 1982 e também muito exibido na televisão brasileira.

Claro que para um filme deste gênero teríamos que ter uma trilha sonora que fosses a
altura e destaco aqui algumas faixas e bandas que marcaram a década de 80.

Na ocasião o ritmo New Wave estava estourando nos Estados Unidos e Europa e aqui pelas terras tupiniquins o movimento chegou com bastante atraso.

Temos 03 representantes de peso deste estilo como segue abaixo:
Devo - Whip It – Essa música marca a fase do Devo em que eles usavam aqueles chapéus em formato de cone em espiral.
O álbum Freedom Of Choice, terceiro trabalho da banda, na verdade é um divisor de águas entre a fase underground e a fase pop eletrônica da banda e o clipe de Whip It foi exaustivamente exibido pela MTV americana ajudando eles a chegarem ao estrelato.

The Cars – Since You’re Gone & Shake it Up – O The Cars, liderado pelo vocalista Ric Ocasek foi formado em 1976 na cidade de Boston e atingindo grande sucesso lá fora no final dos anos 70, mas aqui no Brasil o ano de 1984 trouxe os maiores hits da banda.

Na trilha sonora saiu apenas a faixa ‘Since You´re Gone’ mas podemos escutar durante o filme a faixa ‘Shake It Up’.

Oingo Boingo - Better Luck Next Time – Outra banda que a principio era um grupo de rock californiano na década de 70 e que depois sob influência da onda New Wave predominante em 1978 lá fora, mudou seu estilo.

Além de ‘Better Luck Next Time’ estar na trilha sonora deste filme, o Oingo Boingo ainda teve canções na trilha sonora do filme ‘Weird Science’ de 1985 e teve a faixa ‘Not My Slave’ como tema de abertura do seriado Beverly Hills 90210. .

FICHA

"Trilha Sonora do Filme - O Último Americano Virgem"
Data de Lançamento:
1982
Faixas: 20 faixas

Faixa a Faixa*:

01.
"Oh No" - The Commodores
02.
"Whip It" - Devo
03.
"Open Arms" - Journey
04.
"Keep On Loving You" - REO Speedwagon
05.
"I Will Follow" - U2
06.
"I Know What Boys Like" - The Waitresses
07.
"De Do Do Do, De Da Da Da" - The Police
08.
"Just Once" - James Ingram
09.
"Are You Ready For the Sex Girls?" - Gleaming Spires
10.
"That's the Way (I Like It)" - KC and the Sunshine Band
11.
"Love Action (I Believe In Love)" - Human League
12.
"Better Luck Next Time" - Oingo Boingo
13.
"Since You’re Gone" & "Shake It Up" - The Cars
14.
"Besame Mucho & Granada"- Fabulous Paraguayas
15.
"It Aint Easy Comin' Down" - Charlene
16.
"When I Find You" - Phil Seymour
17.
"Zero Hour" - The Plimsouls
18.
"Teen Angel Eyes" - Tommy Tutone
19.
"Airwaves" - The Fortune Band
20.
"In the Flesh" - Blondie

*Nem todas as faixas entraram na trilha oficial


A trilha conta também com artistas de reconhecimento mundial:

The Police – De Do Do Do, De Da Da Da – Essa faixa tem um nome curioso e que é explicado pelo vocalista Sting. A atração que as pessoas tem por músicas com títulos que lembram expressões infantis e é como se aquilo grudasse em nossos ouvidos com um refrão facílimo de decorar.

U2 – I Will Follow – Um das músicas mais dançantes do U2 onde a versão ao vivo conseguiu fazer mais sucesso do que a versão de estúdio.

As cenas do inicio do filme em que o trio Gary, Rick e David estão combinando de levar as 03 garotas para a casa dos pais do Gary, tem como trilha sonora Are You Ready for the Sex Girls da banda Gleaming Spires e a hilária I Know What Boys Like do The Waitresses que rola quando Gary, contrariado, tenta conquistar a gordinha no sofá da sala, uma cena impagável.

Como citado acima há músicas que rolam no filme mas não estão na trilha sonora oficial:

Love Action (I Believe in Love) – Human League – Autêntico New Romantic, Love Actioné aquela música que reverência o amor e a paixão. ‘Eu acredito no amor acima de tudo’. Essa faixa é extraída do apoteótico álbum ‘Dare” que lançou o Human League para o mundo.

In The Flesh – Blondie – Uma baladinha da loiríssima Deborah Harry, essa música é de 1976 do álbum de estréia da banda e que no filme rola no bailinho na casa do Gary enquanto eles planejavam ter uma noite de sexo e no fim dá tudo errado.

O estranho é que as músicas lentas que rolam no filme também não entraram na trilha sonora:

Just Once – Quincy Jones – Aqui temos uma belíssima balada na voz de um dos mega produtores. Só para citar, Quincy Jones produziu Thriller do Michael Jackson, o álbum mais vendido de todos os tempos e uma versão ‘88’ para o single mais vendido, Blue Monday do New Order. ‘Just Once’ rola no final do filme quando Gary tem uma grande decepção.

Oh No – The Commodores – Banda que pertence ao cast da Motown Records e que teve como destaque o vocalista Lionel Ritchie. No filme essa música rola quando Gary demonstra toda sua paixão por Karem vendendo tudo que tem para poder pagar o aborto, pois Karem estaria esperando um bebê de Rick.

Keep On Loving You – Reo Speedwagon – Apesar dessa banda de Rock existir desde 1968 eles emplacaram seus hits nas rádios na década de 80 e Keep On Loving You embalou muitos casais apaixonados. A curiosidade é que o nome Reo Speedwagon surgiu do uma fábrica de caminhões REO.

Enfim além do filme ser um clássico essencial da videoteca dos anos 80 conta com vários hits consagrados desta década, porém a trilha sonora é um item de colecionador nada fácil de conseguir.

Reinaldo Varani


voltar

 
Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2009 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80