Notorious
Trilha Sonora do Filme Labirinto

 

De extrema importância comentar essa trilha sonora que marcou nossa infância e adolescência nos anos 80! Para relembrar os filmes dos anos 80 e ao mesmo tempo homenagear um dos maiores nomes da música no século XX, David Bowie que completaria 73 anos na semana que se encerrou. Às vezes tenho dúvidas se David Bowie e o Kraftwerk vieram do futuro ou de outro planeta para nos ensinar como seria a música do futuro. Este mesmo Bowie que ganhará nome de rua em Paris em fevereiro, ao lado do Kraftwerk criou a sonoridade que formaria a música dos anos 80.

 
FICHA

"Trilha sonora do filme – Labirinto"
Data de Lançamento:
1986
Número de Faixas:12
Estilo: Synthpop, Pop Rock
Tempo Aproximado: 41 minutos

Lado A
01. Bowie & Trevor Jones - Opening Titles Including Underground - 3:21
02. Trevor Jones - Into The Labyrinth - 2:11
03. David Bowie - Magic Dance 5:11
04. Trevor Jones - Sarah - 3:11
05. David Bowie - Chilly Down - 3:45
06. Trevor Jones - Hallucination - 3:02

Lado B
01. David Bowie - As The World Falls Down - 4:51
02. Trevor Jones - The Goblin Battle - 3:31
03. David Bowie - Within You - 3:29
04. Trevor Jones - Thirteen O'Clock - 3:08
05. Trevor Jones - Home At Last - 1:47
06. David Bowie - Underground - 5:57

Gravadora: EMI

 

Após ter estrelado com maestria o maravilhoso Fome de Viver ao lado de Catherine Deneuve, Bowie foi convidado para o papel principal de Labyrinth, ou como ficou conhecido no Brasil - "Labirinto, a magia do tempo" o filme que nos apaixona logo de cara.

Mas diferentemente de Fome de Viver, dessa vez o camaleão também foi escolhido para fazer a trilha sonora do filme ao lado de Trevor Jones. Bowie já havia feito história na trilha de Christiane F, com a sensacional Heroes, que se passa durante os anos em que Bowie morou em Berlim e há um consenso geral que foram os anos que moldaram definitivamente a qualidade sonora de Bowie. Nessa fase sob forte dos alemães do Kraftwerk, Bowie nos presenteou com Herores, Low e Lodgers, 3 álbuns essenciais que antecipavam a sonoridade dos anos 80.

David Bowie, um dos mais geniais compositores de todos os tempos ficou responsável por 5 músicas da trilha, além da música de abertura ao lado de Trevor Jones.

A principal música da trilha foi escolhida para o ápice do filme, o momento mais inesquecível! Durante o baile das máscaras, quanto Jareth (o rei dos duendes) interpretado por David Bowie atrai Sarah (Jennifer Conelly) para o baile, ao som de "As The World Falls Down"! Estamos falando de uma das mais belas composições dos anos 80, momento mágico de inspiração do Bowie, que nos traz um estilo de música diferente do que marcou sua carreira pregressa, mas ao mesmo tempo carrega muito sentimento, diria que é impossível não se apaixonar por essa maravilha synthpop dos anos 80.

Mas não paramos por aí... outra música essencial dessa trilha é a inesquecível Magic Dance, deliciosa para dançar, fez muito sucesso nas pistas de todo o mundo em 86 e 87, influenciando inclusive bandas da incipiente dance music norte-americana da época, influência que durou até o começo dos anos 90 quando bandas como C+C Music Factory ainda usava essa linha de baixo dançante criada por Bowie.

Mais uma música que virou uma deliciosa lembrança da trilha deste filme foi Underground, que teve alta execução nas rádios e na MTV nos anos 80, uso de saxofone e sintetizadores, baixo envolvente, totalmente idenfiticada com a sonoridade anos 80, daquelas maravilhas que nunca nos cansamos de ouvir, David Bowie se mostra um verdadeiro maestro na condução impecável desta trilha inesquecível.

Não podemos nos esquecer que Trevor Jones que divide as composições com Bowie, já fora o responsável de trilhas sonoras inesquecíveis dos anos 80 como Excalibur, e o uso preciso de O Fortuna de Carl Orff, a nossa amada Carmina Burana. Mesmo após Labirinto Trevor Jones continuou fazendo trilhas sensacionais como o essencial Mississipi em Chamas, além de Aracnofobia, O Último dos Moicanos, Notting Hill, True Colors, Em Nome do Pai, Eu Robô, entre dezenas de outros filmes que fizeram história nos últimos 40 anos...

Sábado é dia de reviver os momentos que marcaram nossa infância e adolescência na pista mais animada de São Paulo! E o melhor, atendendo aos pedidos, preços reduzidos na entrada, você não pode ficar de fora desta festa histórica.

Nos vemos lá



Marcos Vicente