Notorious
Cyndi Lauper - She's so Unsual

Lado A de
" She's so Unusual "

Capa do Tape de
" She's so Unusual "

"She's So Unusual" é o primeiro álbum solo lançado por Cyndi Lauper em 14 de outubro de 1983, e que lhe deu notoriedade no mundo inteiro. O que pouquíssimas pessoas sabem, é que a cantora participava da banda

"Blue Angel", cujo primeiro e único álbum de mesmo nome lançado em 1980 foi um fracasso total de vendas, e por conta disso, a banda logo se desfez, mesmo assim Cyndi não desanimou e continuou a cantar pelos barzinhos de Nova York, até que David Wolff, empresário e seu namorado na época, lhe consegue um contrato na Portrait no final de 1982,
gerando uma das obras mais elogiadas da década de 80, o "She's So Unusual".

Com "She's So Unusual", Cyndi foi a primeira cantora a emplacar 4 músicas no top 5 de um álbum de estréia, sendo elas "Girls Just Wanna Have Fun", "Time After Time", "All Throught The Night" e "She Bop".

O disco é uma mistura de auto-confidência, pop-rock, sentimentalismo e humor inteligente, comprovando que Cyndi, além de intérprete, é uma excelente compositora. Muitas das letras do álbum foram co-escritas por ela, algumas belas, outras contagiantes, mas todas fazendo um pop básico, sem pretensões de ser a maior cantora ou a mais popular.

Vendeu 300 mil cópias somente no Brasil e 16 milhões pelo resto do mundo, o que lhe rendeu vários prêmios: Cantora do Ano, Melhor Vídeo, Revelação, etc; além de inúmeras indicações ao Grammy, ao MTV Awards e ao American Music Awards e foi eleita a Mulher do Ano.

O primeiro single do álbum, "Girls Just Want To Have Fun", demorou um pouquinho para alcançar sucesso, mas com seu videoclipe extremamente engraçado, colorido e que conta a história de sua adolescência reprimida e seu desejo por liberdade, fez de Cyndi Lauper uma popstar. No vídeo, a mãe de Cyndi interpreta a si mesma e tem a participação de parentes e amigos, Lou Albano, que interpreta o pai, sempre participa dos vídeos e a participações dessas pessoas em seus futuros vídeos se tornou uma "marca registrada". O single alcançou o #2 nos EUA e Inglaterra, e ficou em 1.º lugar na Austrália e Japão, país onde Cyndi Lauper é idolatrada até os dias de hoje.

"Time After Time" é uma das lentas de maior sucesso da carreira de Cyndi, que co-escreveu a letra. Esse single chegou a ser número 1 nos Estados Unidos e o videoclipe é auto-biográfico, relembrando o momento em que Cyndi fugiu de casa. Claro que mamãe também aparece nesse vídeo e seu então namorado e empresário David Wolff.

FICHA

"Cyndi Lauper - She's so Unusual "
Data de Lançamento:
14 de outubro de 1983, 10 faixas, 38 minutos, aprox.

Faixa a Faixa:
01 Money Changes Everything (5:02)
02 Girls Just Want To Have Fun (3:55)
03 When You Were Mine (5:07)
04 Time After Time (3:59)
05 She Bop (3:43)
06 All Through The Night (4:29)
07 Witness (3:38)
08 I'll Kiss You (4:05)
09 He's So Unusual (0:45)
10 Yeah Yeah (3:17)

Produzido por: Rick Chertoff
Arte da Capa: Cyndi Lauper, Janet Perr
Produção Executiva: Lennie Petze
Fotografia: Annie Liebovitz
Gravadora: Portrait

 


Lado B de
" She's so Unusual "

Com "She Bop", Cyndi Lauper conseguiu escandalizar os mais radicais com a polêmica letra sobre masturbação feminina.. nada demais cantar sobre algo que todo mundo faz.. ato ousado mesmo para a década de 80, onde as mulheres já exerciam seu "girl power", mas vai explicar isso para uma sociedade hipócrita.. principalmente a americana.. Mesmo com toda a polêmica, o single foi um sucesso de vendas e rádio, atingindo a 3ª posição das paradas americanas. Conta com um videoclipe muito engraçado e irônico, mostrando Cyndi sendo perseguida por membros da sociedade por ter cometido ato tão obsceno (Oh meu Deus!!!).

Em "All Throught The Night", Cyndi abusa de sua voz utilizando 12 segundos de nota nessa belíssima lenta, uma das melhores, que emociona até que não é fã do gênero. Para quem não sabe, Cyndi Lauper possui
extensão de 4 oitavas e é considerada Soprano Leggero. O single, muito bem sucedido e executado nas rádios, emplacou o 5º do Hot 100 da Billboard americana.

"Money Changes Everything" foi o último single do álbum, chegando à 27ª posição das paradas americanas, com bastante exibição na MTV de seu videoclipe ao vivo extraído da turnê de Cyndi Lauper pelos Estados Unidos em 1984, que utiliza bastante guitarra e a letra é bastante realista ao nos dizer que realmente conhecemos uma pessoa quando há dinheiro envolvido.

Pra quem foi adolescente nos anos 80, um disco imperdível. Pra quem não foi, um disco obrigatório para saber que havia um som muito bom naquele tempo perdido...

Carlos Simões




© Este site 1997-2010 by Projeto Autobahn - Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80