Lembranças
O que tinha nos Supermercados dos anos 80 - Parte III


Dando continuidade a matéria Supermercado dos anos 80, vamos relembrar mais um pouco da época em que ir ao mercado era uma aventura deliciosa.


Lembro que todo mês tinha um produto novo sendo lançado e isso impulsionava as marcas antigas a se modernizarem e investir pesado nas mídias, como TV, rádio e revistas.

Hoje vamos lembrar de mais alguns produtos que recheavam as prateleiras dos mercadinhos e mercadões dos 80.


Pilhas Eveready – "A Pilha do Gato", esse era o slogan usado nas propagandas, principalmente nas partidas de futebol que eram transmitidas pelo rádio. Sua embalagem era prateada com a foto de um gato preto.

Malt 90 – A cerveja Pilsen do mesmo fabricante da Brahma, teve uma grande repercussão na mídia e chegou com a promessa de desbancar as marcas famosas da época, porém, não caiu no gosto popular e em menos de dez anos deixou de ser comercializada. Essa foi a cerveja oficial do primeiro Rock in Rio.

Óleo Mazola – Foi um dos óleos de milho mais populares nos 80, sua embalagem de lata verde se destacava nas prateleiras e era mais consumido pela classe média, pois era bem mais caro que os outros óleos de soja comuns na época, aliás, muitas vezes ele substituía até o azeite, pois era muito saudável.

Impulse – " Se de repente um desconhecido lhe oferecer flores, isso é Impulse". Quem não se lembra dessa frase emblemática que marcou os comerciais dos 80? Isso mesmo, Impulse era uma linha de desodorantes femininos que vinham em embalagens coloridas com o desenho de uma borboleta. Suas cinco fragrâncias eram maravilhosas, por isso, muitas meninas os usavam como perfume e além de cheirosos eram baratos.

Graxa odd – Item frequente nos carrinhos de compra, pois era muito comum engraxar os sapatos em casa nos 80. Essa graxa vinha numa latinha preta acoplada a uma alavanca para abrir a embalagem, que aliás, enferrujavam com frequência e abri-la virava uma aventura.

Cera Poliflor – Isso não podia faltar, pois a maioria das casas tinham taco de madeira ou ladrilhos no quintal. Essa cera em pasta deixava "um cheirinho de limpeza" na casa que durava a semana inteira.

Sabão em pó Gessy – "Custa pouco e lava bem", esse era o apelo publicitário para conquistar as donas de casa dos 80. Realmente era bom e barato.

Leite de Aveia Davene – Sucesso nos 80 era um dos hidratantes corporais mais populares no Brasil. Alem dos hidratantes, a Davene também lançou o shampoo, sabonete e creme para as maõs dessa linha.

Margarinas Flor e Fiorella – Muito comuns nas prateleiras, essas margarinas eram bastante consumidas, porém não resistiram muito tempo no mercado.

Sábado é dia de viajar no tempo com o melhor dos anos 80 na festa mais esperada do ano em São Paulo!

Nos vemos lá

Ivana Fevereiro