Lembranças
Propagandas de Sorvetes nos Anos 80


Hoje vamos lembrar de algumas propagandas de sorvetes dos anos 80 que nos davam água na boca.

Nada melhor do que um sorvete para nos refrescar entre uma brincadeira e outra nos dias de calor e as empresas de sorvetes sabiam bem como nos seduzir com essas delícias e investiam pesado em propagandas que aguçavam nosso desejo.

A Kibon, a Yopa e a Gelato dominavam o mercado dos sorvetes no Brasil, e como a concorrência era acirrada, todo ano surgiam novidades e várias promoções que nos faziam correr para experimentar e tentar a sorte. E o melhor é que sempre alguém da turma ganhava um prêmio, mesmo que fosse outro sorvete!

Vamos relembrar de algumas dessas propagandas.

Chicabon foi o primeiro sorvete fabricado no Brasil pela Kibon e que teve seu nome inspirado nas mulatas do Rio de Janeiro, teve varias propagandas legais nos 80, e uma das mas famosas foi uma que era dividida em duas partes, a primeira era de uma garota na escola contando como conheceu seu namorado, ela atrasada para a aula entregou seu Chicabon para o primeiro garoto que viu, logo em seguida foi ao cinema e sentou sem querer ao lado dele e depois de outros encontros só o reconheceu quando ele lhe ofereceu outro Chicabon, já a versão dele, era que ela havia entregado o Chicabon de propósito a ele, assim como ter sentado ao seu lado no cinema e por fim, diante de tantas evidências, ele encontrou um jeito de puxar assunto lhe oferecendo outro Chicabon, a propaganda acabava com os dizeres; "Chicabon faz parte da sua história".

Cornetto sem duvida, foi o que mais marcou nossa infância, pois seus comercias além de irreverentes, eram embalados pela paródia da música italiana "O Sole Mio" que até hoje não sai da nossa cabeça. O meu preferido era aquele em que o ator passeava em uma gôndola nos canais de Veneza e cantava apaixonado para uma linda mulher que vinha em sua direção degustando um Cornetto, porém quando ele se aproxima dela, rouba o sorvete de sua mão e vimos que a declaração de amor era para o Cornetto não para a garota. Embora os atores fossem brasileiros, todos os comerciais foram gravados na Itália, respeitando exatamente a versão inglesa da campanha mundial.

A Yopa que foi comprada pela Nestlé nos anos 70, criou nos anos 80 uma versão sorvete dos bombons já famosos e uma das propagandas mais legais foi o que três crianças estão sentadas tomando cada um uma versão diferente dos sorvetes e enquanto a garotinha e um dos garotos conversavam sobre a incrível ideia da Yopa de transformar os chocolates em sorvete, o outro garotinho come rapidamente seu sorvete e num momento de descuido, ele rouba uma mordida do sorvete do amigo, demonstrando com isso o quanto eram irresistíveis esses sorvetes.

Outro comercial bem famoso, foi o estrelado pelas atrizes Lídia Brondi e Angelina Muniz, que embora estivessem no começo de suas carreiras, já representavam a juventude na época. O comercial se passava dentro do camarim onde as duas degustavam os sorvetes de Brigadeiro e Pé de Moleque da Kibon, bem na hora que a Lídia diz que se apaixonou e de agora em diante ia ficar com os dois, uma camareira está passando e fica assustada com a frase achando, claro, que elas estavam falando sobre namorados.

Nesse embalo de vincular os sorvetes a juventude, a Kibon lançou uma propaganda do Napolitano estrelado pela musa Luciana Vendramini. O comercial tinha uma versão da música "Uma Noite e Meia" de Marina Lima e embora a atriz não dissesse uma palavra, seus gestos e poses sensuais transmitiam perfeitamente a ideia do quanto saboroso era o sorvete.

Outro comercial que nos deixava com água na boca era do Viennetta da Gelato. Era uma barra de sorvete de creme recheado com várias camadas de chocolate bem fininhos e quando o garçom cortava a barra dava pra ouvir o chocolate de dentro se quebrando, então ele ia servindo as taças dos outros atores até que restou só um pedaço, nesse momento as mãos dos atores demonstram a ansiedade para ver quem pegaria o último pedaço e quando o garçom levanta o sorvete os três aproximam as taças disputando o sorvete.

Em 1986 a Kibon lançou uma série de propagandas para divulgar os picolés de fruta com o slogan "Suco de fruta no palito" e o mais legal era de uma vendedora de sorvete no paraíso, quando se aproximam Eva e Adão e depois de informar todos os sabores dos picolés ela diz da novidade tentadora, o novo sabor de maçã, nisso ela diz para Eva; " Oferece para ele" e Adão da uma mordida no sorvete e olha com uma cara de desejo para Eva, enquanto isso a vendedora diz; " Vai começar tudo de novo". Ao fundo aparece uma serpente rindo ironicamente.

Sábado é dia de viajar no tempo e matar saudade das inesquecíveis festas do sorvete da nossa infância e adolescência!!! Festa do Sorvete no Autobahn com SORVETE À VONTADE e o melhor da década na pista mais concorrida de São Paulo!

Sorvete à vontade + o melhor dos Anos 80! Combinação perfeita.

Nos vemos lá!

Ivana Fevereiro