Lembranças
MTV Video Music Awards -
Vencedores durante os anos 80

O MTV Vídeo Music Awards é a maior premiação de videoclipes da história, que foi criada pela MTV no ano de 1984, para premiar os melhores clipes do ano! A ideia da premiação foi ser uma alternativa diferente em relação ao Grammy Awards, premiando clipes em diversas categorias, como: melhor videoclipe feminino, melhor diretor, melhor clipe do ano, entre outros. Além de categorias em gêneros musicais específicos como Pop, Rock e Hip Hop. A premiação sempre foi apresentada e transmitida pela MTV, mas em alguma ocasiões também foi apresentada pela MTV2 e VH1, isso nos Estados Unidos (diferentemente do Brasil, que sempre teve apenas a MTV Brasil). Na maioria das vezes, o VMA (como é chamado por algumas pessoas), aconteceu na cidade de Nova York. Em alguns anos, o evento chegou a ocorrer em cidades como Los Angeles, Las Vegas e Miami. As estatuetas entregues aos vencedores, são os chamados Moonman (Homem da Lua), representadas por um astronauta na lua. Antes do ano de 2002, era tradição o VMA acontecer na primeira quinta-feira de setembro, mas a partir daquele ano, houve uma mudança, para que a premiação não coincidisse com o aniversário dos ataques de 11 de setembro de 2001.

Grandes cantores, cantoras e bandas já se destacaram ao longo dessas mais de 3 décadas de VMA. Dentre alguns nomes de maior destaque, podemos citar Madonna, que até o ano de 2016, era a grande recordista da premiação, tendo faturado um total de 21 prêmios (seu recorde acabou sendo superado pela cantora Beyoncé, que possui 27 prêmios). Michael Jackson também sempre apareceu no VMA com performances de tirar o fôlego e a banda R.E.M que conseguiu ganhar 12 astronautas de prata. A cerimônia do VMA sempre foi marcada por performances históricas e algumas até polêmicas, gerando muita comoção e fofocas, em relação a alguns artistas, durantes meses (especialmente sobre o que acontece nos bastidores da premiação).

Já no primeiro ano, em 1984, a atuação da rainha Madonna (com um carreira ainda no início), em cima do palco do VMA, foi o grande destaque daquele ano. Ela apareceu no palco, usando um vestido de noiva e o seu tradicional cinto com a inscrição "Boy Toy", saiu rolando pelo chão, mostrando suas meias de seda e claro fazendo muitos movimentos sexualmente sugestivos, enquanto cantava "Like A Virgin"! Mas quem levou a melhor na categoria melhor videoclipe feminino, foi a cantora Cyndi Lauper (que a mídia colocava como a rival da rainha), com o clipe de "Girls Just Wanna Have Fun". Em 1985, a premiação foi apresentada pelo ator Eddie Murphy e o cantor Don Henley, foi o grande vencedor da noite, levando 4 estatuetas, sendo uma delas, a de melhor videoclipe do ano. No ano de 1986, a premiação foi marcada pela ascensão da cantora Whitney Houston, tendo os seu clipes em alta rotação na MTV com as músicas "How Will I Know" (que deu a cantora, o prêmio de melhor videoclipe feminino) e "Greatest Love of All". Madonna reapareceu e levou o prêmio de vanguarda, mesmo com apenas quatro anos de carreira no total. Ainda em 1986, os noruegueses do a-ha vieram com tudo e levaram oito prêmios dos 11 que disputavam, sendo seis estatuetas para "Take On Me" e dois astronautas para "The Sun Always Shines On T.V.". O prêmio de videoclipe do ano em 1986, foi para "Money For Nothing" do Dire Straits.

Em 1987, o cantor Peter Gabriel deixou todos boquiabertos ao levar nove prêmios com o clipe super inovador para a música "Sledgehammer". A diva Madonna ganhou por "Papa Don´t Preach", na categoria melhor videoclipe feminino. Ainda em 87, o VMA contou no palco com performances de Bryan Adams, The Cars, David Bowie, Crowded House, Whitesnake, entre outros. Já no ano de 1988, Michael Jackson se apresentou pela primeira vez no palco do VMA e com a música "BAD". Os australianos do INXS levaram 4 prêmios, sendo o maior destaque daquele ano. Outro destaque foi a banda totalmente experimental, anos à frente de seu tempo iniciando o que hoje, 32 anos depois, é moda no cinema, a computação gráfica a partir de rostos e corpos reais, em 1986 o Kraftwerk contratou os melhores programadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. O impacto foi tão grande, que a MTV decidiu criar um programa baseado no nome da música do Kraftwerk. O Programa Non Stop, baseado na experiência do clipe Music Non Stop do Kraftwerk e seu álbum do mesmo ano Electric Cafe, em que todas as músicas emendadas, ligadas, sem separação nas faixas do vinil!

O VMA de 1989 foi apresentado pelo comediante Arsenio Hall, e a grande vitoriosa da noite foi a cantora Paula Abdul, levando 4 prêmios e ainda se apresentou no palco com um medley das canções "Straight Up", "Hearted Cold" e Forever Your Girl". A premiação de 89 também contou com performances de várias bandas de rock como The Cult, Def Leppard, The Cure, Rolling Stones, entre outros. A premiação do Video Music Awards acontece até hoje e gerou as premiações derivadas pelo mundo como o EMA (Europe Music Awards, que todo ano acontece em um país diferente do velho continente) e também o MTV Video Music Brasil (que aconteceu de 1995 até 2012), todas elas com muitos momentos marcantes. É possível relembrar os melhores momentos de todas as premiações da MTV pelo Youtube, já que atualmente as pessoas não passam mais horas e horas na frente da TV assistindo e gravando no video-cassete aos seus videoclipes favoritos...


Ronaldo Martins Lima