Lembranças
As Garotas que fizeram História nos ANOS 80 - Parte 1


É NESTE SÁBADO - GIRLS JUST WANNA HAVE FUN - Festa do Dia Internacional da Mulher no Autobahn

Dia 08 de março é o Dia Internacional da Mulher e pra comemorar o Autobahn preparou uma festa pra lá de especial homenageando as mulheres que fizeram história nos anos 80 com os clássicos que marcaram a década.

Como temos um número infindável de mulheres que fizeram a história da música dos anos 80, seria impossível e até injusto, cobrir todas numa única matéria, portanto, daremos início nessa semana a uma série de matérias homenageando as nossas divas dos anos 80. Aqui a primeira parte da série de matérias relembrando a trajetória de algumas das principais estrelas que fizeram história no mundo da música.

Cyndi Lauper 

Cynthia Ann Stephanie Lauper-Thornton, conhecida Cyndi Lauper, é cantora, compositora e atriz norte-americana. É conhecida por ser a lenda feminina do Rock'n'Roll, além de umas das maiores artistas de todos os tempos. Estreou no cenário da música no início da década de 1980 e obteve grande sucesso com o lançamento de seu primeiro álbum solo, She's So Unusual (1983), que ganhou 6 discos de platina nos Estados Unidos pelas vendas de seis milhões de cópias no país. O álbum também entrou para a lista dos "500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos" da revista Rolling Stone. O disco fez de Cyndi a primeira mulher a ter quatro singles de um mesmo álbum no Top 10 da parada de sucessos da revista americana Billboard. Cyndi Lauper tem tido muito reconhecimento também, por passar por diversos gêneros musicais, como de blues ao dance-pop, por sua frequente mudança de visual e sua voz potente.

Em 2009, Cyndi recebeu o prêmio BMI Millionaire Award por "Time After Time", sua primeira música a conquistar o primeiro lugar na parada da Billboard Hot 100, em 1984, e que foi certificada com dois discos de ouro e um de platina nos Estados Unidos.

A música "Girls Just Want to Have Fun!" se tornou um dos maiores hinos feministas da geração dos anos 80; conquistando três discos de ouro e dois de platina, com vendas superiores a dois milhões de cópias, e se encontra na 120ª posição na lista das "500 Músicas que Moldaram o Rock and Roll", realizada pelo Rock And Roll Hall of Fame. Seu videoclipe é considerado pela MTV, o "39ª Melhor Videoclipe de Todos os Tempos". Ela se tornou um ícone na música e na moda, influenciando várias cantoras. Ao longo de sua carreira emplacou outros sucessos, entre eles True Colors, She Bop, Change of Heart, All Through the Night, Money Changes Everything, What's Going On, The Goonies (R' Good Enough), I Drove All Night, Into The Nightlife entre outros clássicos. A Cyndi também participou do single Após os ingleses iniciarema campanha contra a fome na África, formando o Band Aid e a inesquecível "Do They Know It's Christmas Time" lançada no Natal de 1984, que deu o start para o Live Aid. Em 1985, no ano seguinte ao Band Aid, Cyndi participou da reunião de artistas do lado de cá do Atlântico que gravou "We Are the World".

Madonna

Madonna Louise Veronica Ciccone, é cantora, compositora, dançarina, atriz, empresária e produtora musical norte-americana. Madonna já vendeu mais de 300 milhões de discos no mundo inteiro e é reconhecida como a Artista musical feminina mais bem-sucedida de todos os tempos pelo Guinness World Records.

Em 1977, mudou-se para Nova Iorque para tentar a carreira artística, ainda apenas na dança moderna. Após ter feito parte dos grupos musicais, ela finalmente lançou seu álbum de estreia em 1983. Em seguida, uma série de discos bem-sucedidos trouxeram-lhe popularidade, quebrando as barreiras do conteúdo lírico da música popular tradicional e da imagem em seus videoclipes. Ao longo de sua carreira, várias de suas músicas chegaram ao topo das paradas, incluindo Like a Virgin, La Isla Bonita, Like a Prayer, Vogue etc.

Em 2008, ela foi incluída no Rock and Roll Hall of Fame, e ainda no mesmo ano, a revista Billboard numerou Madonna na segunda posição, atrás apenas dos Beatles, na lista de maiores artistas de todos os tempos na parada de singles estadunidense, a Billboard Hot 100, fazendo dela a artista solo mais bem-sucedida na história das paradas da Billboard. A artista também é considerada uma das "25 mulheres mais poderosas do século XX" pela revista Time, por ser uma figura influente na música contemporânea. Referida como a "Rainha do Pop" pelos fãs, Madonna também é conhecida por estar constantemente reinventando sua música e imagem e por manter um nível de autonomia dentro da indústria fonográfica.  Em 2016, a revista Billboard elegeu-a com título de "Mulher do Ano".

Sandra

Sandra Ann Lauer, nascida em Saarbrücken em 18 de Maio de 1962 é uma cantora e atriz alemã, também conhecida como conhecida como Sandra Cretu (quando adotou o sobrenome do marido e produtor à epoca - Michael Cretu), mora atualmente em Ibiza na Espanha.

A Sandra se tornou a artista alemã de maior sucesso no mundo da música nos anos 80, chegando ao topo das paradas em vários países, inclusive no Brasil como o Megahit (I'll Never Be) Maria Magdalena, com produção sensacional de Michael Cretu. Na verdade a Sandra já tinha começado a conquistar os corações dos fãs um ano antes, quando gravou o cover de Big in Japan do Alphaville, em alemão - "Japan ist Weit". Sandra se tornou uma das maiores sex-symbols dos anos 80, com a cobertura cotidiana da revista alemã de música mais famosa de todos os tempos, a Bravo. Praticamente edição sim, edição não, Sandra era a capa da revista, que sempre trazia trazia matérias, coberturas de shows e principalmente posters da musa alemã da música dos anos 80

Sandra começou essa maravilhosa carreira de muito sucesso ainda aos 5 anos de idade, quando começou a se apresentar em balé clássico. Em 1979, com 17 anos se juntou à banda Arabesque, onde começou seus primeiros shows internacionais e as primeiras apresentações na TV em países de todo o mundo.

A Princesa do Pop, é o apelido que a mídiia e fãs deram à Sandra, na época, a mulher mais reverenciada do mundo da música era Donna Summer, a incontese Rainha da Disco, e a Sandra começava a se aventurar no mundo da Italo Disco e Synthpop. O mundo caiu de paixões na hora pela cantora alemã de maior sucesso da década.

A partir daí a Sandra conseguiu uma sequência incrível de sucessos nos topos das paradas, In the Heat of the Night, (1985), Little Girl (1985), (I'll Never Be) Maria Magdalena (1985), Sisters and Brothers (1985), Don't Cry (The Breakup of the World) (1986), Hi! Hi! Hi! (1986), Midnight Man (1986), Innocent Love (1986), Loreen (1986), Everlasting Love (1987), Stop for a Minute (1987), Around My Heart (1988), We'll Be Together (1988), Heaven Can Wait (1988), La Vista De Luna (1988), (Life May Be) A Big Insanity (1990), Johnny Wanna Live (1990), One More Night (1990), Secret Land (1988) e Hiroshima. Na virada deste ano Sandra estava em Moscou comerando a virada do ano na Rússia, coincidentemente mesmo local escolhido pelo Marc Almond vocalista do Soft Cell e o DJ do Autobahn, Marcos Vicente para o reveillon de 2020.

Gun-Marie Fredriksson - Roxete

Gun Marie Fredriksson nasceu em Össjö, Suécia, caçula de uma família de cinco filhos. Após seu nascimento, sua família mudou-se para a pequena cidade sueca de Östra Ljungby. Como sua família era pobre (ambos os pais eram obrigados a trabalhar) Marie costumava passar longos períodos sozinha. Foi durante este tempo a sós que ela desenvolveu um interesse em cantar.
Aos 17 anos, Marie matriculou-se em uma escola de música e passou a se apresentar em um teatro local.
Com a banda Strul, na qual cantava ao lado de seu namorado Stefans, eles tocaram em festivais locais e até gravaram um single. Per Gessle começou a incentivá-la para iniciar uma carreira solo e, quando Fredriksson finalmente aceitou, gravou seu primeiro álbum solo, Het Vind, produzido por Lindbom e lançado em 20 de setembro de 1984.

Em 1986, ela decidiu se aliar a Gessle sob o nome Roxette - mesmo nome que a banda Gyllene Tider tinha usado quando tentaram lançar seu álbum The Heartland Café nos Estados Unidos. Seu primeiro single " Neverending Love " foi um sucesso na Suécia, e o álbum de estreia do Roxette, Pearls of Passion, além de dar um alento à carreira de Per, consolidou Marie como uma artista de renome.

Em 1988, a dupla voltou ao estúdio e gravou um segundo álbum, Look Sharp! que mais uma vez foi um grande sucesso na Suécia. No entanto, a dupla inesperadamente conseguiu chegar ao topo do Billboard Hot 100, principal ranking musical dos Estados Unidos, com o single The Look em abril de 1989.
Em 1990, Gessle foi abordado pela produtora Touchstone Pictures para escrever uma canção para o filme Uma Linda Mulher. Como não teve tempo para criar uma nova canção, ele re-editou uma antiga canção de Natal, "It Must Have Been Love", que foi incluída no filme, chegou ao topo das paradas musicais norte-americanas por 2 semanas em junho de 1990 e se tornou uma das canções mais conhecidas da dupla.
Em 1992, Marie retornou à sua carreira solo com Den ständiga resan. Em 1998 e 1999, Marie trabalhou em conjunto com Per Gessle no novo álbum do Roxette, Have A Nice Day.
Em 11 de setembro de 2002, Marie desmaiou no banheiro de sua casa, batendo a cabeça e sofrendo uma concussão. Exames indicaram que ela tinha um tumor cerebral na parte de trás de sua cabeça. Depois de esperar várias semanas até se recuperar da concussão, ela passou por uma cirurgia bem- sucedida para remover o tumor, que era maligno. Cerca de 6 meses após o diagnóstico de seu câncer, Marie e seu marido começaram a trabalhar em The Change, primeiro álbum solo da cantora em inglês. O álbum foi bem recebido pelo público sueco e entrou nas paradas musicais suecas em primeiro lugar.

Em 2010 o Roxette fez uma pequena turnê de verão na Europa, e finalmente no início de 2011 a dupla lançou o álbum Charm School e embarcou numa extremamente bem sucedida turnê mundial que só foi finalizada em 2012.

Após uma longa batalha de 17 anos contra um câncer no cérebro e outros problemas de saúde
provocados pela doença, Marie Fredriksson morreu em 9 de dezembro de 2019, aos 61 anos

Sabrina Salerno

Sabrina é uma cantora italiana, apresentadora de televisão, modelo, atriz e produtora musical.

No final de 1987, ela lançou seu primeiro álbum, o homônimo Sabrina foi inteiramente cantado em Inglês. Além de Sexy Girl o álbum inclui mais de cinco hits, entre eles a inesquecível Boys (Summertime Love, que vendeu mais de 1,5 milhões de cópias em todo o mundo, e Hot Girl, um sucesso top 20 nos países europeus.

Inicialmente no Reino Unido, a BBC proibiu o vídeo de Boys (Summertime Love), até que foi editado. A razão para a proibição foi que ele mostrou Sabrina dançando em uma piscina vestindo um biquíni, como ela estava dançando sua parte superior de biquíni ficava caindo revelando seus mamilos.

Em 1988, Sabrina recebeu o prêmio de Melhor Cantora européia durante o evento Festivalbar , fez sucesso com o single All Of Me (Boy Oh Boy). Mais tarde naquele ano, seu segundo álbum, Super Sabrina, foi lançado, e ela se estabeleceu como um verdadeiro símbolo sexual europeu graças aos vídeos atrevidos que acompanharam hits como " My Chico " (# 1 na Itália) e " Like a Yo-Yo;

Em 1990, Sabrina se tornou a apresentadora do jornal da manhã com Raffaella Carrà na Rai Due, e apareceu no show de música popular Festivalbar com um novo single chamado Yeah Yeah. Em 1991 marcou uma virada na carreira: ela fez um dueto com o cantor italiano Jo Squillo em Siamo Donne, seu primeiro lançamento no idioma italiano. 

Sabrina rompeu com sua gravadora, uma decisão que levou a um impasse de quatro anos em sua carreira. Em 1995, ela foi capaz de voltar ao show biz, co-hospedando alguns programas de TV italiano e lançando um selo independente com dois novos singles, Rockawillie e Angel Boy”.

Kylie Minogue

Kylie Ann Minogue é uma cantora, compositora, e atriz australiana. Após o início da sua carreira como atriz infantil na televisão australiana, ela alcançou o reconhecimento através de seu papel na telenovela Neighbours.  Seu primeiro single, " Locomotion ", passou sete semanas no primeiro lugar nas paradas australianas e se tornou o single mais vendido da década no país.  Seu primeiro álbum, Kylie (1988), e o single "I Should Be So Lucky", sempre presente na pista Autobahn, alcançaram a primeira posição no Reino Unido, e ao longo dos dois anos seguintes, os seus primeiros treze singles atingiram o top 10 no Reino Unido, na UK Singles Chart.

Seus singles se tornaram bem-sucedidos, mas, depois de quatro álbuns no selo da PWL, as vendas de Minogue estavam caindo e ela deixou o grupo Stock Aitken Waterman em 1992 para se estabelecer como uma artista de dance music. Seu single Confide in Me, lançado pela Deconstruction, chegou ao número um na Austrália e foi um sucesso em vários países europeus em 1994, e com um dueto dela e de Nick Cave, intitulado " Where the Wild Roses Grow ", Minogue atingiu um maior grau de credibilidade artística.

Inspirando-se em uma gama de estilos musicais e artistas, Minogue tomou o controle criativo sobre a composição de seu próximo álbum, Impossible Princess (1997). Ele não conseguiu atrair boas críticas e vendas no Reino Unido, mas foi bem sucedido na Austrália. Minogue regressou à proeminência em 2000 com o single Spinning Around " e o álbum de estúdio Light Years, tendo se apresentado durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2000, e semanas depois durante a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de 2000 em Sydney.

O single Can't Get You Out of My Head, que estourou na versão remix usando a base de Blue Monday do New Order, se tornou um dos mais vendidos da década de 2000 e o álbum Fever (2001), igualmente, foi um sucesso mundial e vendeu seis milhões de cópias. Sucessor de Fever, Body Language (2003) não teve o mesmo sucesso, mas seu carro-chefe, Slow, atingiu o topo das paradas do Reino Unido e Austrália. Em 2004, ela lançou a coletânea Ultimate Kylie. Em 2005, Minogue embarcou numa turnê comemorativa intitulada Showgirl: The Greatest Hits Tour, mas cancelou-a quando foi diagnosticada com câncer de mama em maio. Após o tratamento com cirurgia e quimioterapia, ela retomou sua carreira no fim de 2006, continuando a turnê. Seu décimo álbum de estúdio, X foi lançado em 2007 e foi seguido pela turnê KylieX2008. Em 2009, ela embarcou na For You, for Me Tour, sua
primeira turnê na América do Norte, e no ano seguinte lançou o seu décimo primeiro álbum de estúdio, Aphrodite. Seus álbuns posteriores Kiss Me Once (2014) e Golden (2018) alcançaram o top três no Reino Unido e Austrália.

Minogue ascendeu à fama com uma imagem singela e inocente, no entanto, passou a transmitir um estilo mais maduro em sua música e imagem pública com o passar dos anos. Ela é considerada um ícone do pop e de estilo e foi chamada de Princesa do Pop por algumas publicações. Minogue tem acumulado em toda a sua carreira vendas de mais de 80 milhões de álbuns e singles mundialmente, e recebeu prêmios de música notáveis, incluindo 2 Brit Awards, 1 VMA e 1 Grammy Award.

Chrissie Hynde - Pretenders

Hynde mudou-se para a cidade de Londres, Inglaterra, em 1973 e se tornou famosa como repórter da revista NME (New Musical Express), especializada em bandas de rock. Ela se inseriu em vários projetos roqueiros, chegando a praticar com Mick Jones antes deste formar o grupo The Clash, tendo participado em Masters of the Backside, de Malcolm McLaren, por volta de 1975, e tendo participado brevemente, em 1977, na notória banda punk The Moors Murderers.

Hynde formou The Pretenders em 1978 juntamente com os músicos ingleses James Honeyman-Scott, Pete Farndon e Martin Chambers. Entre muitas desavenças, desencontros, mortes e tal, a cantora manteve a linha e liderança do grupo.

Hynde permanece uma raridade como mulher líder de um grupo com origem nos primórdios da história do movimento punk rock e new wave. Sempre assertiva ela acabou obtendo o respeito vultos da música e mesmo de críticos, e mesmo a admiração de milhares de moças que, inspiradas, seguiram seus passos. Em 5 de maio de 1984, Chrissie se casou com Jim Kerr vocalista dos Simple Minds com quem teve a filha Yasmim.

Nos últimos anos (2006) Chrissie Hynde tem se tornado mais e mais uma notável ativista e tenaz defensora dos direitos dos animais a um tratamento digno e ético por parte dos seres humanos.

Laura Branigan

Conhecida por sua enérgica presença de palco, ficou mundialmente famosa devido a grandes hits, como Self Control, Solitaire, How Am I Supposed To Live Without You, Ti Amo, Spanish Eddie, I Found Someone, Power of Love, Shattered Glass, Never In A Million Years, Over You e principalmente Gloria, o maior deles. Além de suas músicas, era também conhecida pelo poder e extensão de sua voz mezzo soprano, que chegava a alcançar quatro oitavas na escala musical.

Assim como a Sabrina, a Laura Branigan também teve seu clipe censurado pela TV italiana, RAI, pela BBC de Londres e a MTV. O clipe de Self Control. Depois que foi proibido o sucesso foi ainda maior. Confira o videoclipe completo (sem censura) com exclusividade na página Autobahn no facebook.

Após vencer concursos musicais em boates e gravar participações em alguns discos, somente começou a ficar famosa em sua carreira artística quando começou a trabalhar fazendo backing vocal nos shows de Leonard Cohen nos anos 70. Em 1973 entrou para a banda Meadow, no qual atuou como vocalista, porém a banda não obteve sucesso, e se desfez no mesmo ano.
Em 1981 lançou seu primeiro álbum solo, intitulado Silver Dreams. Deste álbum algumas faixas tocaram nas rádios, rendendo o single Looking For A Number One e o videoclipe da música Fools Affair.

Este segundo álbum trouxe também as baladas românticas Solitaire e How Am I Supposed to Live Without You, regravada mais tarde por Michael Bolton que conseguiram manter o nível de sucesso atingido por Gloria.

Laura também gravou neste mesmo ano a música Imagination para a trilha sonora de Flashdance, e também fez sua primeira atuação como atriz no episódioFox Trap do seriado CHiPs no qual interpretou a personagem Sarah.

Em 1984 lançou seu terceiro álbum intitulado Self Control, com a música tema como o carro-chefe do álbum, era o marco definitivo da Laura Branigan no Italo Disco, fazendo esse maravilhoso cover do Raf, sempre presente na pista Autobahn! O Videoclipe que foi barrado em vários canais de TV do mundo. Ela foi a pioneira. Anos mais tarde, Sabrina e Madonna também tiveram videoclipes barrados, mas a primeira que desafiou a mídia foi a destemida Laura Branigan, no videoclipe mais sensual da época.

É dessa música a célebre frase "I live among the creatures of the night".

Foi lançado 1987 o quinto álbum Touch que incluía a Shattered Glas produzido por Stock-Aitken & Waterman que estava bombando com Dead or Alive e Rick Astley na época. Esse disco teve como grande sucesso a música The Power of Love, regravação da Jennifer Rus que havia feito algum sucesso dois anos antes. 

Em 1990 lançou o seu sexto álbum de estúdio como o nome de Laura Branigan. O álbum teve grande repercussão, e trouxe sucessos como Moonlight On Water e Never In A Million Years. Músicas que não foram singles oficiais também ganharam popularidade como é o caso da balada romântica No Promise, No Guarantee e as dançantes Turn The Beat Around e Reverse Psychology.

Em 1993 foi o ano de Over My Hear, o sétimo álbum de estúdio da cantora. Este porém, não foi muito bem aceito pela crítica, talvez pelo fato de ser um álbum mais independente e pessoal da Laura Branigan. Mas mesmo assim teve como grande sucesso a música Over You, e sucessos moderados como Didn't We Almost Win It All e It's Been Hard Enough Getting Over You.

Em 1995 lançou Dim All the Lights, regravação da música de Donna Summer, que seria seu último single, para a sua primeira coletânea oficial chamada The Best of Branigan, a coletânea trouxe também a regravação de Show Me Heaven.

Em 2004, ano de sua morte, foi lançado o álbum Remember Me: The Last Recordings" que contém algumas faixas inéditas gravadas por Branigan e novos vocais para Gloria e Self Control. O álbum teve quatro singles The Challenge, The Winner Takes It All (cover do ABBA), Gloria 2004 e Self Control 2004.

Branigan faleceu enquanto dormia em sua casa, em East Quogue, Nova Iorque, em 26 de agosto de 2004. A causa foi atribuída a um aneurisma cerebral não diagnosticado.

Em breve traremos a segunda parte cobrindo outras divas que fizeram a trilha sonora das nossas vidas...

Sábado é dia de viajar no tempo e homenagear todas as divas dos anos 80 na festa mais esperada do ano! GIRLS JUST WANNA HAVE FUN, com Welcome Drink na faixa pra todas as meninas e o melhor da década na pista mais concorrida de São Paulo!

Nos vemos lá!

Simone Pereira