Media  |
Fale  |

Lembranšas
Cartilhas


Vamos falar de uma coisa que tenho certeza que marcou muito a infância de todos aqui! Quem não tem saudade da escola, e daquelas cartilhas que tínhamos prá aprender português e Matemática? Cheias de desenhos, e que até hoje é o melhor caminho para a educação da criançada.

Aliás, falando em Caminho, uma delas que chamava “Caminho Suave” foi a mais famosa prá quem freqüentou a escola entre as décadas de 70 e 80! Ela foi elaborada por Branca Alves de Lima, e lançada em 1948. Parece ter sido um fenômeno de vendas no Brasil: calcula-se que todas edições, até a década de 1990, venderam 40 milhões de exemplares. Há um exemplar de edição bem posterior, dos anos de 1980, quando a cartilha foi
modificada e vários exercícios foram incluídos.

Este método de ensino começou a ser usado há muito tempo, atrás. Uma das primeiras que temos notícias, foi escrita em 1919 por Carlos A. Gomes Cardim, que depois fundou a primeira Biblioteca Infantil Pública.

Nossos pais e avós também usaram Cartilhas na escola, mas hoje em dia não é mais tão utilizado. Hoje existem métodos mais modernos.

Porém, quem usou estes livros, sabe que era uma forma muito fácil, e até divertida de alfabetizar as crianças. Tanto que podemos achar vários sites que disponibilizam download de várias cartilhas antigas, usadas nos anos 60, 70, 80 e 90! Uma das lembranças da Caminho Suave era a associação das imagens com as letras, para melhor aprendizado. I de Igreja, A de Abelha, e tinha até Z de Zabumba, que no final dos anos 80 foi alterado para Z de Zebra, quase 90% das crianças dos anos 80 foi alfabetizada pela Caminho Suave, livro oficial do MEC para a antiga primeira série, até isso mudou hoje em dia (virou segundo ano) e a alfabetização não é mais pré-requisito para passar para a segunda série (ou terceiro ano), infelizmente tem gente que termina o quinto ano (antiga quarta série) sem estar alfabetizado, e assim caminha o Brasil, ou pelo menos São Paulo com a tal da aprovação automática, sem precisar saber ler nem escrever para "passar de ano", termo usado nos anos 80, quando a gente era aprovado para a série seguinte.

Outra que foi muito usada, e um pouco mais recente do que a Caminho Suave, foi a “No Reino da Alegria”, lançada em 1974.

Vocês se lembram como era o método de alfabetização usado nas cartilhas? Vamos ver aqui em exemplo bem prático, dos exercícios que tínhamos pra praticar, aprender as letras, e juntar as sílabas:

LETRA V:

va ve vi vo vu
ve va vo..vu..vi
vo vi va ve vu
vai viu vou

VOCÁBULOS
Vo-vó a-ve a-vô o-vo
vi-va vo-vo ou-ve u-va
ui-va vi vi a vi ú va

EXERCÍCIO

Vo-vó viu a a-ve
A a-ve vi-ve e vo-a
Eu vi a vi-ú-va
Vi-va a vo vó
Vo-vô vê o o-vo
A a-ve vo-a-va


Paully