Lembranças
Bebidas e Guloseimas dos 80 que só encontramos na festa Autobahn


Quem viveu os anos 80, seja na infância, adolescência ou inicio da vida adulta, não se esquece dos sabores da década, toda uma variedade de balas, chocolates, chicletes, petiscos, refrigerantes, sorvetes, sucos, drinks, marcaram uma época. Muitas destas delicias se perderam no tempo, outras acompanharam as gerações seguintes e estão por ai até hoje.

Além de trazer a única discotecagem puramente anos 80 da noite paulistana e expor diversas relíquias da década em seus ambientes, o projeto Autobahn também oferece a seus frequentadores, um cardápio cuidadosamente elaborado com dezenas de opções para deixar essa viagem no tempo ainda mais completa e deliciosa.

Neste texto vamos destacar algumas destas delicias dos anos 80 exclusivas da festa Autobahn:

Refrigerante Crush

Sim, o refrigerante da nossa infância ainda existe fora do Brasil e o Autobahn importa exclusivamente para os frequentadores da festa, apesar de ser muito raro por aqui, no projeto Autobahn ele está sempre presente.

A Crush laranja era uma alternativa a outros refrigerantes similares como a Fanta, mas diferenciada com um sabor bem mais concentrado e com uma coloração laranja-avermelhada.

A bebida foi concebida por Clayton J. Powel em 1911, quando fechou uma parceria para a criação da empresa Orange Crush Company.

No Brasil, a Crush foi fabricada nos sabores laranja e uva pelas indústrias Golé e a Pakera, então franqueadas pela multinacional Cadbury Schweppes até o cancelamento da licença e a interrupção da produção.

As latinhas que degustamos na festa, são importadas dos Estados Unidos e mantém a mesma formula e sabor original, disponível na festa Autobahn, inclusive no drink Hi-Fi original (que era feito com o Crush nos anos 80).

Keep Cooler
Primeira bebida no gênero cooler lançada no Brasil, o Keep Cooler, da Vinícola Aurora de Bento Gonçalves, Serras Gauchas, iniciou sua trajetória de sucesso em 1987.

Era sucesso absoluto nas danceterias dos anos 80 e você pode matar a saudade com exclusividade na festa Autobahn.

Ganhou o status de bebida preferida nas baladas durante os anos 80!

É uma bebida levemente gaseificada, elaborada a partir de um corte de vinhos brancos, suco de frutas e aroma natural. Estão disponíveis emdiversos sabores, como Pêssego, Uva e Morango, sendo engarrafadas na dosagem de 275ml.

Em 2017, na comemoração de 30 anos as emblemáticas garrafas originais de 1987, foram relançadas para matar a saudade dos fãs de longa data.

Sem duvida é uma ótima pedida de baixo teor alcoólico para beber na balada. Sim, é o avô das bebidas Ice de hoje em dia, mas no lugar da Vodka ou Pinga é elaborado a partir dos mais bem selecionados vinhos brancos.


St Remy
Muito popular entre a galera que curtia a noite nos anos 80 e hoje com exclusividade pelo público Autobahn, o St Remy (ao lado do Keep Cooler era o mais consumido nas danceteiras da década), trata-se de um aperitivo à base de maçã, elaborado com uma equilibrada mistura de ervas e frutas naturais, que proporciona um sabor bem peculiar, suave e sofisticado. Pode ser degustado com ou sem gelo.

Cada unidade da Pastille (a nova), vem com 12 mini pastilhas redondinhas e cada uma tem 12mm de diâmetro com sabores sortidos de tutti-frutti, limão, morango, laranja, abacaxi e uva. Essas balas são fabricadas mediante um processo de compressão, que as mantem firmes para não esfarelar na boca.

Drinks exclusivos dos anos 80
No Autobahn, você se sente realmente em uma balada acontecendo em plena década de 80, você se desliga de 2019 e viaja no tempo em rítmos e músicas da década, além das bebidas e drinks exclusivos que eram clássicos nas danceterias nos anos 80. O Autobahn reproduz vários clássicos das baladas da época, rebatizados com nomes especiais, como o Blue Monday, referencia ao hit do New Order baseado no drink lagoa azul (clássico das baladas na década), preparado à base de Curaçau Blue Stock.

O tradicional HI-FI com vodka de qualidade e o refrigerante Crush (exatamente como era feito na época), pode ser encontrado no cardápio com o nome da banda The Clash

Mas se você preferir a variação do Hi-Fi das baladas do final dos anos 80, com o suco de laranja no lugar do Crush, também pode saborear esse inesquecível drink laranja, sob o nome da banda ícone da New Wave, The B-52's.

Você lembra do Sex on the Beach? Tão famoso no final dos anos 80 e que ganhou projeção mundial ainda maior no começo deste século por aparecer em algumas séries como o drink preferido das garotas mais velhas que tinha vivido a adolescência nos anos 80. Esse drink que embalou o final da década ao som do Flash House, Sex on the Beach, foi rebatizado no Autobahn como Madonna em homenagem a um dos maiores ícones da música dos anos 80.

O cardápio também se inspira na sétima arte, o drink exclusivo Moloko, é baseado no clássico filme Laranja Mecanica (A Clockwork Orange) de Stanley Kubrick, que apesar de ser dos anos 70, foi censurado no Brasil durante toda a década de 70, só podendo ser exibido em meados dos anos 80. No filme o "Moloko Plus" é o drink à base de leite, consumido pelos amigos drugues de Alex Delarge no bar Korova, dois nomes baseados no idioma russo, Moloko (leite) e Korova (vaca). No Autobahn você também desfrutar deste que já virou lenda na festa Autobahn e é conhecido como o drink mais forte da casa, mas beba com moderação, porque apesar de docinho e se parecer com leite ele sobe bem rápido :)

Itubaína
Tubaína é um refrigerante à base de guaraná, com flavorizantes e aromatizantes de tutti-frutti.

Muitas vezes engarrafadas em vasilhames similares ao de cerveja 600ml. As primeiras versões desta bebida começaram a ser fabricadas ainda no século 19, dai em diante foram surgindo diversas marcas, com destaque para a Itubaína, que foi o primeiro refrigerante fabricado artesanalmente pela antiga Schincariol (atual: Brasil Kirin), em Itu, em meados de 1954.

Essa delicia que tanto curtíamos nos almoços de domingo e festinhas de aniversario, é servida no Projeto Autobahn na garrafa Retro de 355ml.

Mandiopã
Bateu uma fome?
Decidiu chegar cedo na festa e jantar na casa ou bateu aquela vontade de beliscar algo na madrugada entre uma musica e outra? Na balada dos anos 80 não faltam deliciosas porções de fritas, provolone, aquele misto quente caprichado que nos faz lembrar da cantina da escola, hambúrguer, etc! Mas o grande diferencial é poder matar a saudade do clássico Mandiopã.

Mandiopã é um delicioso aperitivo feito a base de fécula de mandioca. São pequenas rodelas crocantes, que vem nos sabores queijo, bacon, natural, camarão, batata e alho.

Oriundo da cidade de Limeira no interior de São Paulo, o petisco foi lançado pela Indústria Alimentícia Mandiopã, fazendo sucesso desde os anos 50. O Mandiopã também possui alguns "parentes" internacionais, como o Hopper, com massa feita a base de farinha de arroz, muito popular no Sri-Lanka, já no sul da India são conhecidos como Appams.
No Brasil, no inicio do século XX, imigrantes japoneses faziam o "Okinawa Sembei", uma espécie de biscoitos chatos feitos à base de fécula de mandioca.

Nos anos 80 o Mandiopã era uma ótima pedida para o lanche da tarde em família, ou mesmo para beliscar nas festinhas e reuniões com os amigos.

No Autobahn a galera degusta enquanto "discute" se o Duran Duran é mais legal que o A-HA ou se o Brian May toca mais que Mark Knopfler.

E sábado é dia de viajar no tempo e reviver tudo isso e muito mais na única festa totalmente 80s do Brasil! E o melhor, neste sábado com Vinho na faixa na entrada e degustação dos melhores vinhos noite adentro! Noite do vinho no Autobahn, uma das festas mais esperadas do ano.

Até lá!!!


Marcos Carillo