Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

It´s My Life

A beleza dos animais em seu habitat natural, a riqueza da natureza em sua diversidade fantástica, o respeito que devemos ter para com o meio ambiente. Todas essas idéias estão presentes no videoclip dessa belíssima música do Talk Talk de 1984. Com 04:10 min., foi dirigido por Tim Pope e produzido por Gordon Lewis.

O expert Tim Pope, dirigiu também vários outros grandes clipes dos 80, vários do Talk Talk, Soft Cell, Cure, Psychedelic Furs, e ainda Altered Images - Happy Birthday, Visage - Pleasure Boys, Men Without Hats - Safety Dance e Pop Goes the World, Everything but the Girl - When All's Well, etc.

Começa com a visão das penas e do olho de uma águia: penetrante, vivo, selvagem. Sucedem-se imagens de flamingos, baleias, focas, ursos, zebras, cobras, macacos, elefantes, cangurus. Antílopes correndo em câmera lenta, recurso que emociona bastante em conjunto com o clímax da música, o refrão: "It’s my life / don’t you forget / It’s my life / It never ends."

Animais na natureza soltos na savana, correndo em planícies ou no fundo do mar, são contrastadas com imagens de outros no triste zoológico, onde o vocalista os observa emudecido como quem sinaliza que não é preciso dizer nada, apenas contemplar a majestade da vida. A boca calada à força, comparação que ele faz com os animais que vivem dentro do zoológico, que não podem se expressar, não podem dizer que ali não é o seu lugar. Como se alguém tivesse lacrado suas bocas e arrancassem um pouco de suas vidas, que na verdade é livre... - it's my life! Em seu olhar ora se mostra um ar triste, rigoroso, crítico até, ora um ar maroto, risonho, como quem vê mais que as outras pessoas, como quem desvendou mistérios.

As formigas em seu trabalho incessante, o ataque da cobra, o banho dos hipopótamos, a coceira do canguru, o vôo das aves, enfim a Terra tomada pelos animais irracionais, esses que parecem ter mais respeito por ela que os racionais seres humanos.

Há alguns efeitos gráficos animados, na cor preta, que aparecem tapando a boca de Mark Hollis (vocalista da banda) e acompanhando as imagens dos animais em formatos de cobras, olhos, espirais e outros motivos.

Ao fim do clip, com uma piscadela de Hollis parece dizer: "E então? Captaram a mensagem?". Segue a última imagem: a silhueta de um canguru à luz do entardecer, como que fechando o dia agitado das personagens desse vídeo.

Muita Luz!!!

Andréa Patrícia

Fonte:

http://people.freenet.de/talk-talk/

Edições Anteriores


voltar