HALL OF MIRRORS

Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Queen - Radio Ga Ga

Ao falarmos da música Radio Ga Ga, logo vem em nosso pensamento: De onde é que o Queen retirou esse nome? Para os fãs dessa memorável banda a resposta está na ponta da língua, mas tem muita gente que não sabe até hoje o que significa, portanto vamos as explicações:

Um certo dia Roger Taylor - baterista do Queen - estava em Los Angeles ouvindo rádio e lendo um jornal quando seu filho Felix Luther que tinha na época 2 anos de idade falou na sua inocente linguagem de criança a palavra "ca ca" e então Roger teve a idéia de ligar o rádio a aquilo que acabava de ter escutado, mas Freddie Mercury achava que Radio Ca Ca soaria um tanto estranho para o título da música e então mudou para Radio Ga Ga.


Na verdade a música faz uma crítica a MTV que difundiu os vídeo-clipes. A influência de se dar preferência a ver o vídeo-clipe de uma música sem ao menos tê-la anteriormente escutado no rádio, ou seja, deveríamos gostar da música pela sensação auditiva que ela nos traz e não pela sensação visual de um vídeo.

Radio Ga Ga pertence ao álbum 'The Works' que na década de 80 é considerado o melhor trabalho da banda, trazendo outro mega-hit - I Want to Break Free - com vídeo clipe também muito bem elaborado e comentado nesta seção.

A produção do vídeo clipe de Radio Ga Ga é de David Mallet em novembro de 1983, mas todo o clipe tem como pano de fundo as imagens do clássico do cinema alemão sobre ficção científica do ano de 1926 do expressionista Fritz Lang.

As imagens mostram máquinas trabalhando a todo vapor e trabalhadores da fábrica mecanizados obedecendo ao horário de trabalho rigidamente.

Em outro plano uma família aparece com máscaras de oxigênio como um protesto contra a poluição e a guerra dos Mundos invadidos por Marte. Em destaque um antigo rádio anuncia o que seriam as notícias da guerra. Na década de 1930 o rádio era um poderoso veículo de comunicação, daí o intuito de clipe em enfatizar a existência do rádio, pois a modernidade trouxe para os lares a televisão e tirou o brilho desse meio de comunicação importante na época. Isso fica bem claro na frase ao final do refrão que diz "Radio, someone still loves you".

 

   
   

Na sequência vemos os quatro integrantes da banda sobrevoando a cidade de Metrópolis em uma aeronave, sendo uma constante em todo o vídeo clipe, nos envolvendo entre passado e futuro.

Freddie Mercury aparece então abrindo as portas e simulando com o cenário ser um relógio gigante fazendo uma alusão ao temido horário de trabalho dos operários da
fábrica.

A música então chega no seu refrão onde os quatro integrantes estão no palco e uma platéia em palmas acompanham o coro da banda que canta 'll we hear is Radio Ga Ga, Radio Goo Goo, Radio Ga Ga'. Mais uma vez ressaltando a importância do rádio como principal forma de expressão.

   

O que vemos a seguir é novamente a família pegando um álbum de retratos 'Favourite Years' que ao ser folheado mostra trechos de vídeo clipes do Queen principalmente da década de 70.

Novamente o refrão e o público acompanhando com palmas. A melodia da música entra então com um show de sintetizadores, mostrando que a banda não só sabe fazer Rock como também se adequar ao movimento synthpop que estava em ascensão na ocasião. As imagens do filme Metropólis acompanham essa evolução mostrando um cientista fazendo uma experiência com um ser alienígena. O que vemos a seguir é o rosto de Freedie encaixado ao rosto deste personagem.

Na sequência a destruição da fábrica e as pessoas correndo para se salvarem. A família então pensando estar livre de todo o mal retiram as máscaras, porém a casa é tomada por uma ventania e o rádio parece anunciar que mais uma catástrofe estaria por vir.


  

Curiosidades:

- O refrão entoado pela banda e pela platéia chegou a ser interpretado por alguns erroneamente como sendo uma forma de movimento nazista.

- Radio Ga Ga é também o nome de um programa de rádio exibido em Melbourne na Austrália e que reverencia os anos 60, 70 e 80.

- O vídeo clipe custou ao Queen 110,000 libras esterlinas, e tiveram que pagar ao governo alemão pelo uso das imagens do filme Metrópolis.

- Em 1978 os alemães do Kraftwerk fazem sua homenagem ao filme na faixa Metrópolis contida no álbum The Man Machine.

- Em 1984 Metrópolis passou por uma restauração e foi colorizado, ganhando uma trilha sonora composta pelo mega produtor Giorgio Moroder.

- No ano de 1989 a diva pop Madonna também utilizou imagens de Metrópolis no vídeo clipe da música Exprees Yourself contida no álbum 'Like a Prayer'.

- Por tudo isso e muito mais é que dizemos...."Thanks to Metrópolis" (frase contida ao final do vídeo clipe de Radio Ga Ga).

 

Reinaldo Varani

Edições Anteriores


voltar