Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Pet Shop Boys - What Have I Done To Deserve This?

Vamos falar sobre o clipe de uma música que somou dois grandes nomes de gerações diferentes: Pet Shop Boys e Dusty Springfield! Uma união que, na época, ninguém conseguia acreditar que estava acontecendo!


Dusty, uma lenda dos anos 60, estava afastada dos holofotes e não tinha um hit nas paradas de sucesso desde 1970, mas nunca esquecida por Neil Tennant e Chris Lowe que sempre a admiraram. Foi convidada logo no primeiro álbum da dupla (Please-1986) mas ela não respondeu... Eles não desistiram até que ela aceitou o convite já no segundo álbum deles (Actually-1987).

A faixa da parceria histórica foi: “What Have I Done To Deserve This?”, cujo video é uma jóia! Dirigido por Eric Watson, tem como cenário um teatro e tema principal: um drama nos bastidores... Estrelado por várias dançarinas e músicos, nosso clipe abre com um close no olho sem piscar de Chris Lowe, a câmera vai se afastando para revelar o seu rosto impassível... Em seguida, é mostrado o camarim destas dançarinas se aprontando para mais uma apresentação, cercadas por músicos vestindo smoking, quando surge Tennant ao lado de uma bailarina usando óculos que, na sequência são dispensados, mostrando a beleza da garota.

As imagens seguem, ilustrando o movimento para a entrada no palco, com Neil sentado nas escadarias encarando as câmeras e cantando: “O que eu fiz para merecer isso?”, ao mesmo tempo em que Lowe prepara seu trompete quando a cortina é aberta e apresenta Dusty (com 48 anos de idade, na ocasião, e como sempre, muito carismática) muito segura e confiante.

Neil e Dusty relatam, melancolicamente, um caso de amor perdido: Ele canta todas as lembranças quando estavam juntos (flores, bebidas, muita conversa...), ela entra com a melancolia típica dos anos 60, lamentando a solidão... É um contraste de estilos vocais que casou perfeitamente na harmonia da canção!

O clipe segue também de maneira serena com a coreografia das bailarinas no palco, quando acontece a parte mais irreverente do vídeo: Chris Lowe inova, quebrando a sua proposital ausência de expressão, a sua frieza, com um interlúdio de dança: Ele está caminhando por uma passagem estreita entre duas cortinas, invisível para o público... Quando ele salta no ar e faz um giro de 360º! E ainda continua com alguns passos de dança... antes de se retrair novamente e sair calmamente andando, como se nada tivesse acontecido...

Uma cortina vermelha com franjas na cor de ouro levanta, revelando os três artistas. Cordas são puxadas para mais cortinas subirem, enquanto a câmera vai “viajando” através de um conjunto de músicos e dançarinas. No final, o palco fica vazio: somente contando com Neil, Chris e alguns outros instrumentistas que ficam absolutamente imóveis, a única pessoa em movimento é Dusty Springfield que continua dançando... Uma bela homenagem!

Curiosidades:

O sucesso da canção reativou a carreira de Dusty Springfield e ressurgiu o interesse em sua música. Após o dueto, a dupla ainda escreveu e produziu os singles "Nothing Has Been Proved", "In Private", "Daydreaming" e "Occupy Your Mind" para Dusty, todos incluídos no álbum da cantora em 1990, entitulado Reputation.

“What Have I Done To Deserve This?” atingiu o número 2 nas paradas pop americanas no ano de 1988 (perdendo apenas para “Never Gonna Give You Up” de Rick Astley), rendendo em uma apresentação ao vivo no BRIT Awards daquele ano.

Foi a última aparição de Dusty nas paradas musicais antes de sua morte em 1999.

 

 



Damaris Camargo




s