HALL OF MIRRORS

Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Stay

Stay é um vídeo de 1985, um dos melhores do Oingo Boingo na década de oitenta. A bela e romântica música deste videoclip foi um grande sucesso no Brasil, tocando em muitas rádios e conquistando várias faixas etárias.
Uma marca registrada do Oingo Boingo é o surrealismo, influência facilmente identificável de seu líder e vocalista, Danny Elfman (o cara tem até nome de ser fantástico, um elfo!).


Elfman é atualmente conhecido como um bem sucedido compositor de trilhas sonoras cinematográficas, tendo sido indicado a vários Grammys. Nos anos oitenta ele compôs trilhas para muitos filmes, tais como "Mulher Nota 1000" (do famoso diretor de filmes adolescentes, Jonh Hugues) e "De Volta às Aulas", ambos grandes sucessos de público.


Stay é um clip ambientado em um bar, com clima de cidade interiorana dos Estados Unidos, na década de 40. Tudo começa com uma peça assistida pelos freqüentadores do bar, em que os atores formam um casal ocupando uma mesa postada no palco. A mulher levanta-se enquanto o homem segura sua mão pedindo para que ela fique. Quando ele diz "stay", um som fantasmagórico é ouvido, fazendo com que ambos olhem com estranheza para o lado. A mulher resolve ficar, sentando-se novamente. Brumas envolvem os presentes e de repente as cortinas do palco se abrem, mostrando a figura de um homem de braços cruzados e cabeça baixa que tem as feições escondidas por um chapéu. Ele levanta a cabeça com seu jeito esquisito e começa sua performance. Anões puxam cordas que repartem em dois a mesa que o casal ocupa e eles saem de cena dando espaço para a apresentação da banda.


Danny Elfman rouba a cena com suas caras e bocas estranhas enquanto fantasmas sobrevoam a banda e os clientes, que os vêem maravilhados com o inusitado espetáculo. A banda (composta por criaturas um tanto esquisitas, bem ao estilo de seu líder) faz sucesso e as pessoas estão empolgadas cantando a música. Quando tudo termina, os anões fecham as cortinas do palco e agradecem ao público que aplaude alegremente o espetáculo.
 


O clima estranho, surreal, com elementos fantásticos, que faz parte dos vídeos do Boingo, ativa a imaginação do público e, se não o leva a identificar-se com a banda, ao menos faz com que se sinta diferente, entrando em um mundo esquisito e curioso, onde a imaginação é fértil e o mundo um tanto mágico.





Muita Luz!!!


Andréa Patrícia

Edições Anteriores


voltar