Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

New Order - 1963

Para comemorar a maravilhosa apresentação do New Order no Lollapalooza (06/04/2014), vamos falar sobre uma das mais bonitas músicas da década de 80 e o seu clipe, que saiu alguns anos depois de 1963 ter sido lançada como lado b de True Faith.

O clipe é estrelado por Jane Horrocks, atriz inglesa premiada com Baftas, Golden Globes e afins, formada pela Royal Shakespeare Company. Ela é uma figura marcante da dramaturgia inglesa e super fã do Joy Division, tendo inclusive gravado umas covers da banda anos atrás.

No clipe, uma moça, com uma mala enorme, da qual ela mesma sai de dentro no início da música, anda por diversas paisagens, em sua maioria paisagens bucólicas, tentando chegar em algum lugar. Em sua bússola, o norte é o New Order. No seu caminho, aparecem animais, muros com cartazes da banda, montanhas, poças d’água, e ela anda, corre, se arrasta por vezes de tão cansada, de tanto peso sendo carregado (embora a mala esteja vazia), mas não desiste de sua busca.

O clipe foi dirigido por Gina Birch, integrante da banda The Raincoats, que também dirigiu clipes para o The Libertines e Dee Dee Ramone, entre outros. A produção ficou por conta de Michael Shamberg, produtor também de diversos outros clips do New Order, como True Faith e Fine Time.

A música tem uma letra incrível, contando a história de Johnny, um homem que volta para casa, talvez da guerra do Vietnam, levando em conta o ano de 1963, e mata sua mulher, se de verdade ou por abandoná-la não fica muito claro, afinal, “there’s so many ways you can kill someone, like in a love afair, when the love has gone”, traduzindo, “tem tantas formas de se matar alguém, como em um relacionamento, quando o amor se acaba”. Mas ele, depois daquilo, se casa de novo, mas jamais esquece do que aconteceu em 1963.

O ano de 1963 em si foi marcante na história mundial. Enquanto a Guerra do Vietnam matava centenas de soldados americanos perdidos nos confins da Ásia, o presidente Kennedy foi assassinado e Martin Luther King preso após seu discurso “I Have a Dream”.

Música sensacional e clipe maravilhoso! Vale a pena conferir!

 



Cris Maggio




s