Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Freddie Mercury - I Was Born to Love You

Após o estrondoso sucesso do álbum “The Works” lançado pelo Queen em 1984, o vocalista Freddie Mercury reservaria o ano seguinte para sua primeira aventura em carreira solo. O álbum “Mr Bad Guy” foi lançado mundialmente em 29 de abril de 1985, neste trabalho Freddie deixou o hard rock do Queen um pouco de lado para flertar com o synthpop.

Nesta empreitada, Mercury contou com o talento de vários músicos renomados como o multi-instrumentista canadense Fred Mandel, que já havia trabalhado com nomes do porte de Alice Cooper, Pink Floyd, além do próprio Queen (Mandel foi o tecladista e pianista dos shows na América do norte e Japão da Hot Space tour em 1982), o ex baterista do Passport, Curt Cress que vinha de recentes trabalhos com Peter Schilling e Alphaville, além da dupla Paul Vincent e Stefan Wissnet, que fazem trabalhos juntos até hoje, respectivamente na guitarra e no baixo.

As faixas "Made In Heaven", "Living On My Own" e "Love Me Like There's No Tomorrow", tiveram um relativo sucesso, mas o momento mais marcante do disco é certamente a canção “I was Born to love you”, que foi acertadamente escolhida como primeiro single promocional do álbum.

Lançado em 8 de abril de 1985, o single “I was born to love you”, foi amplamente divulgados nas rádios mundo afora e também contou com um vídeo clipe de grande produção, adorado pelos fãs até hoje. O lado b do compacto trazia a canção “Stop All the Fighting”.

O vídeo clipe de “I Was Born to Love You”, foi produzido por David Mallet, (produtor que além de já ter trabalhado com o próprio Queen, também tem em seu currículo, nomes como Rolling Stones, David Bowie, AC DC e U2).


Mallet e Mecury realizaram os trabalhos de gravação em Londres, no clássico Limehouse Studios, que era o maior e mais moderno complexo de gravações da região, muito requisitado por emissoras de tv, produtores cinematográficos, além de diversos outros vídeo clipes musicais. O Limehouse viria a encerrar suas atividades 4 anos depois.

Além de dezenas de figurantes, o vídeo clipe também traz a atriz e dançarina Debbie Ash, que nos anos setenta havia participado da serie televisiva “Our Mutual Friend” e do filme “Rosie Dixon – Night nurse”. No clipe, Debbie interage com Freddie Mercury como um casal romântico, com divertidas cenas que inclui o cantor correndo atrás dela apaixonadamente com uma flor na mão, antes de se beijarem em uma casa cenográfica.

Também há uma breve tomada em que ele interage com duas dançarinas enquanto outras tantas figurantes aparecem de fundo andando numa espécie de marcha militar.

Em outros momentos Freddie aparece sozinho dançando e cantando no meio de uma sala rodeada de espelhos, vestido com uma extravagante roupa branca, e as vezes sem camisa, como costumava aparecer nos shows em diversas ocasiões. (Iggy Pop disse uma vez que vocalistas de rock só se apresentam de camisa quando estão acima do peso...Freddie nunca teve este problema.)

No conjunto da obra, temos um vídeo muito bem produzido, gostoso de assistir e que transmite muito alto astral.


E sábado, como sempre é dia de curtir esse e vários outros clipes clássico dos anos 80 na pista do Projeto Autobahn, com set especial Queen e David Bowie! Até lá!

Marcos Carillo




s