HALL OF MIRRORS

Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

The Reflex

Do mesmo diretor de Highlander, Russell Mulcahy, esse vídeo do Duran Duran, como todos os outros da banda, revolucionou o começo da década de 80 em termos de investimento, modernização e qualidade dos clipes das bandas pop, criando um padrão duranie, considerado precursor do padrão MTV de vídeo clipe.

The Reflex é mais uma "viagem" dos membros da banda, juntamente com a produção, assim como a maioria dos clipes do Duran, com seus lugares exóticos, modelos caríssimas e histórias realmente além da nossa imaginação. Por isso mesmo, alguns vídeos ou cenas dos clipes do Duran podem ser considerados estranhos e até bizarros pra alguns, mas é uma simples questão de análise, pois este vídeo, por exemplo, é considerado "ficção", assim como o filme/show gravado na mesma época, intitulado "Arena" (disponível em VHS e DVD).

O clipe não é um simples musical e sim um vídeo de ficção, fazendo alusão ao filme de onde foi tirado o nome da banda, "Barbarella", em que Jane Fonda seminua encanta os olhares masculinos durante a sua luta pela paz, enfrentando com caras e bocas o vilão Duran Duran, que a princípio buscava salvar e levar de volta para a Terra.

O vídeo gravado em Maple Leaf Gardens, Toronto, no Canada, durante a turnê "Arena" (Março 1984) mostra algumas cenas do show que significa "O Reflexo" - como diz o nome da música, de alguns movimentos dos integrantes no palco. A história que foi criada para fazer a seqüência de cenas com as músicas do show é a seguinte: o vilão Duran Duran (o mesmo ator do filme foi chamado pra participar e gravar as cenas, 10 anos depois do lançamento do filme com a Jane Fonda), volta a Terra (Planet Earth) para acabar com os cinco "garotinhos ingleses impostores" que roubaram e estão usando seu nome em vão.

Neste clipe vemos algumas cenas interativas com os fãs, pessoas que estão acorrentadas, em um universo paralelo, como se fosse o backstage do show, sendo perseguidas e presas pelo vilão do filme, que se considera o verdadeiro, original e único Duran Duran. Ele persegue os maiores fãs do Duran Duran pois os considera a força da banda. Faz isso para enfraquecê-los e assim acabar com o show. O vídeo é um pequeno pedaço de toda essa história, que pode ser conferida na íntegra no maravilhoso filme Arena.

É muito provável que a inspiração do filme, do clipe e do álbum ao vivo também entitulado Arena tenha sido a turnê de 1984 em que os fab five ficaram na estrada por 79 dias, durante os quais fizeram 51 shows em 43 cidades diferentes, tocando para mais de 554 mil fãs! E são poucas as bandas que conseguem manter a qualidade da gravação em estúdio numa gravação ao vivo como o Duran Duran consegue fazer.

 

Paully

Edições Anteriores


voltar