Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Estréia no site a seção clipes. É hora de enxergar através do 'looking glass' o porquê das bandas anos 80 serem tão especiais, inclusive em video-clipes. Aqui teremos alguns dos video-clipes mais marcantes da década, a colaboradora da seção é a Andrea Patrícia de Recife, que com dedicação conta com riqueza de detalhes os melhores video-clipes da década.

Em breve mais textos da Andréa e outros membros da lista de discusssão dos anos 80. Começamos com Enjoy the Silence do Depeche Mode, que fechou a década de 80, como uma premonição do que teria após o limiar da década. Apenas o silenciar da boa música que nos deixa tanta saudade. Em comemoração ao superespecial do Depeche Mode neste sábado no Autobahn.

Enjoy the Clip

Enjoy the Silence

O clip Enjoy The Silence tem duração de 4:26 minutos, é de 1990 efaz parte do vídeo Strange Too com duração de trinta minutos. Teve como locações países como Suiça, Inglaterra, Portugal e Estados Unidos.

Foi dirigido pelo fotógrafo holandês Anton Corbjin que começou a trabalhar com a banda em 1985 em A Question of Time e além de dirigir os videoclips trabalhou na concepção de shows e fotos de divulgação, sendo o grande responsável pela mudança de estilo visual do Depeche Mode.

Com Dave Gahan vestido de Rei carregando uma cadeira de montar (tal qual um trono) caminhando por seu reino à procura de algo que, quando encontra, o faz parar, montar sua cadeira, sentar e apreciar. Enjoy The Silence tem uma plástica própria de cores que parecem ter saído de uma pintura impressionista. Corbjin conseguiu captar essa solidão com uma plástica invejável. Gahan reina na solidão e no silêncio. A natureza aparece majestosa e é então que o rei torna-se súdito. Embevecido diante das paisagens ele aprecia o silêncio, busca a beleza e a paz.

O vídeo possui um aspecto visual marcante, onde foi utilizado o recurso de alternar imagens a cores – as andanças do "rei" Gahan por paisagens de mares e montanhas - e em preto e branco, estas últimas sendo imagens da banda que apenas olham para a câmera, num estilo habilmente trabalhado por Corbjin que prefere o formato super-8.

Há um detalhe: uma flor aparece por alguns momentos, em várias cores, com muita rapidez.

Comentário do grupo sobre o videoclipe "Consideramos este vídeo como o melhor que já foi feito pelo diretor Antón Corbjin conosco, foi gravado em uma semana o que é pouco comum para um vídeo, percorremos a Europa para fazê-lo, desde os alpes suiços, passando pela França e Escócia. Para nós parecia muito difícil sobreviver a gravação mas o resultado é impressionante".

Como resultado de tanto empenho o clip foi ganhador do Video Music Awards em 1990.

Muita Luz!!!

Andréa Patricia