Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

David Bowie - China Girl

Lamentavelmente, o mundo da música perdeu David Bowie em 10 de janeiro de 2016. Um dos criadores da sonoridade dos anos 80, Bowie sempre esteve a frente do seu tempo, ousando e sendo visionário com seu estilo que se tornou imortal.

O Projeto Autobahn irá homenagear neste sábado o eterno camaleão, que sempre esteve presente na festa com seus hits e B-sides que contagiam a pista mais animada de São Paulo! Começando as homenagens com o clássico videoclipe da música “China Girl”.

“China Girl foi composta por Bowie em parceria com Iggy Pop e lançada inicialmente no ano de 1977 no álbum “The Idiot”, do Iggy Pop. Depois foi regravada e lançada em 1983 como single do álbum “Let’s Dance”, onde se tornou mundialmente famosa.

O vídeo foi dirigido por David Mallet, que dirigiu vááários clipes do Bowie e foi filmado num lugar chamado Chinatown, em Sidney, que faz parte de uma área militar da Austrália.

David Bowie contracena com a lindíssima modelo Geeling Ng, que não é chinesa, como muitos pensam que seja. Ela nasceu na Nova Zelândia e trabalhava como garçonete até ser descoberta por Bowie, que se encantou pela moça e a quis de qualquer jeito para o vídeo. Eles tiveram um breve romance após as filmagens, durou pouco porque Geeling Ng não suportou a pressão que mídia fez sobre o caso.

Bowie declarou que o vídeo é um ataque direto ao preconceito contra namoros interrraciais e isso nos é mostrado claramente nas cenas de muito carinho entre Bowie e Geeling, inclusive as cenas quentes de beijo de língua. E as diferenças de cultura, como mostra na cena em que estão almoçando em um restaurante chinês e Bowie se atrapalha todo.

Outra cena interessante mostra um Bowie raivoso correndo em direção ao restaurante onde Geeling trabalha, então retira o prato de arroz de sua amada e joga para o alto, o ato demonstra que ambos lutaram contra o racismo e se tornaram livres para serem felizes, já que na cena seguinte estão morando juntos.

Em sua parte final, o videoclipe homenageia o filme “A um passo da eternidade”, com Bowie e sua China Girl se amando e beijando na praia, relembrando o momento clássico do filme.

Bowie deixará saudades, com toda sua irreverencia, criatividade e carisma conquistou o mundo, mas seu legado musical sempre estará presente no Projeto Autobahn..


Carlos Simões


s