Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

The Cure - Lullaby

Esse é realmente um clipe que deve ser comentado. Filmado em 1989, foi produzido por Tim Pope. Pope, além de vários clipes para o The Cure, também produziu clipes para artistas como David Bowie, Talk Talk, Siouxsie and The Banshees, Peter Murphy e Soft Cell. O vídeo é tão bom que logo após o seu lançamento, ganhou o prêmio de melhor clipe britânico.

Tão sinistro quanto a letra, tem tudo a ver com os arranjos e com a banda. A maquiagem e o estilo de Robert Smith combinaram perfeitamente com o clipe.

O vídeo se passa num quarto meio bagunçado e com a decoração um pouco antiga. Aos poucos o "homem-aranha" se aproxima, aterrorizando mais ainda o nosso protagonista. Robert Smith desempenhou muito bem seu papel, tanto como vítima quanto como homem-aranha. Aliás, principalmente como homem-aranha, afinal muitas vezes ele tem um apelo bem bizarro, rs.

O quarto é cheio de sombras e teias de aranha. O próprio Robert Smith e os outros integrantes da banda também estão cobertos de teias. A banda toda usa roupas antigas e velhas, dando bem a impressão de algo morto e sem vida, gelado e até meio nojento.

Esse vídeo nos passa muito bem a sensação ruim e estranha que os pesadelos (ou nesse caso "canção de ninar", rs) nos trazem, além de uma atmosfera bem claustrofóbica. Acho a parte que mais passa essa sensação é o final, quando ele está descoberto, cheio de teia e preso por várias mãos das quais ele tenta se desvencilhar e não consegue.

Um dos meus clipes favoritos de The Cure, lembro que ainda era criança quando assisti pela primeira vez ainda e fiquei com certo medo, rs.


Natascha Coelho




s