Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

Alphaville - Big In Japan

 
Para quem assiste ao clip Big in Japan de 1984 da Banda Alemã Alphaville, sem prestar muita atenção na letra da música, imagina que o grupo está fazendo uma homenagem ao Japão.

Uma modelo ocidental de olhos claros se transforma aos poucos numa gueixa e o vocalista da banda Marian Gold usa em várias partes do clip uma máscara com o rosto de um samurai. Será que é isso mesmo que o clip quer transmitir?

Vamos agora nos atentar a letra da música. O refrão é a insistente expressão Big in Japan (Grande no Japão). A frase I will wait here for my man tonight (Esperarei aqui pelo meu homem esta noite)... Sugere um relacionamento homossexual. Mas não vamos tirar conclusões precipitadas ainda e continuemos na análise da letra: Pay! Then I'll sleep by your side (Pague! Depois eu dormirei ao seu lado). Será que se trata de uma prostituta???

Grande no Japão, homossexuais, prostitutas. Esse ainda não é o caminho para descobrir o que o clip transmite.

A expressão “Big in Japan” é uma metáfora popular que traz a idéia de que alguém ou algo é “Grande no Japão” quando se é muito famoso ou bem sucedido, ou ainda quando você não é nada aonde você vive, mas pode ser grande em outro lugar, um rei em outro mundo.

Em uma entrevista de 1998 o vocalista Marian Gold explica que “Big in Japan” fala de um casal de namorados tentando se livrar da heroína. Ambos imaginam quão grande seria o amor sem a droga: não roubariam, teriam emoções reais e viveriam num mundo real. A estação Jardim Zoológico de Berlim é um importante local de encontro de viciados e a letra da música traz uma referência a este local: Shall I stay here at the zoo (Devo ficar aqui no zoo).

   
   

O título da música foi inspirado no nome de uma banda inglesa dos anos 70 chamada Big in Japan, uma banda de Liverpool semi-desconhecida na época, mas seus membros ficariam famosos mais tarde por formarem bandas como Dead or Alive, Pink Industry, Echo & the Bunnymen e Frankie Goes to Hollywood. Marian comprou o álbum desta banda de um rapaz que vendia material de bandas independentes dos Estados Unidos e Inglaterra e mais tarde utilizou a expressão para o refrão da música que se encaixava perfeitamente com a história dos amantes que gostariam de ser “Big in Japan”.

   

Uma estranha coincidência:

Em abril de 1984, o Alphaville alcança o topo das paradas da Alemanha com "Big in Japan", superando "Relax", da banda Frankie Goes to Hollywood.

Holly Johnson, o vocalista do Frankie Goes to Hollywood, havia sido o baixista do Big in Japan.

  

Adriana Uchoa

Edições Anteriores


voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2009 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80