Hall of Mirrors
Os Melhores Video-Clipes dos anos 80

A-ha - Touchy!

A banda norueguesa A-HA, sem dúvida, se destaca pela inovação tecnológica e efeitos especiais utilizados em seus videoclipes na década de 80.

Tendo como vocalista Morten Harket, considerada uma das mais belas vozes do cenário musical até os dias de hoje, o A-HA sempre se destacou por sua criatividade, presente nas letras, melodias e videoclipes.

“Touchy!” é o 3º single lançado pelo A-HA e faixa integrante do 3º álbum da banda, “Stay on these Roads”, que emplacou outros hits nas paradas de sucesso, como “You are the One”, “The Living Daylights”, “The Blood that moves the Body”, “There’s never a Forever Thing” e a faixa-título “Stay on these Roads”.

O videoclipe de “Touchy!” (palavra traduzida para o português como sensível, delicado), dirigido por Kevin Moloney, foi filmado na França, mais precisamente nas cidades de Paris e Deauville, e transmite uma vibe bem divertida, acompanhando sua melodia alegre e dançante. As primeiras imagens em preto e branco mostram o vocalista Morten Harket observando uma noite chuvosa pelo vidro embaçado de uma janela de um lugar que mais parece um pub. Morten escreve a palavra “Touch” no vidro da janela. Há uma cena do reflexo em uma piscina, de um casal caminhando lado a lado. Nas imagens seguintes, podemos ver nadadoras realizando movimentos de nado sincronizado, numa coreografia que acompanha a melodia da música.


Uma bela modelo aparece nas cenas seguintes, observando por um telescópio, os três integrantes do A-HA em trajes de banho engraçados, saindo de uma pequena tenda na areia da praia, enquanto nadadoras manuseiam bambolês nas laterais do caminho por onde eles passam e acabam por se trombarem. Na cena seguinte, as nadadoras formam a palavra “Touchy” com seus corpos deitados na areia.

Entre as cenas, sempre aparecem imagens em preto e branco de Morten, para o deleite das fãs da banda, que se derretem com a beleza e carisma do vocalista. A modelo mulata a janela e escreve a letra “Y” no vidro embaçado, completando a palavra “Touchy”.

E o videoclipe segue nessa atmosfera contagiante, intercalando as cenas dos integrantes do A-HA na praia, no pub (cantando a música), mostrando as nadadoras na piscina com seus movimentos sincronizados ou sentadas jogando bolas coloridas uma para a outra.

Em determinada parte do clipe, Morten aparece tocando uma flauta, sendo observado e aplaudido por uma senhora idosa, e algumas modelos de biquini vão surgindo de dentro de cestos de vime. Em uma cena cômica, os integrantes Mags a Pal saem de um dos cestos de vime e logo após, junto com Morten, caminham pela praia de modo engraçado, sendo observados com espanto por duas modelos que parecem felizes com a visão.

Mags aparece em uma barraca de bolas e bóias e confunde uma das bóias com o chapéu de uma modelo, que se incomoda em terem tocado seu chapéu e espanta Mags com a mão.

Nas cenas finais, os três aparecem vestindo trajes que eram muito usados na década de 80, blazers com ombreiras e calças bag, andando e correndo em uma ponte sobre um canal, jogando e quicando uma bola de futebol.

Um videoclipe que não apresenta grandes efeitos especiais, sempre presentes nos trabalhos do A-HA, mas que é para ser apreciado com muita alegria e descontração.



E neste sábado pra comemorar o aniversário do Morten Harket, vocalista do A-ha, tem Mega Festa ANOS 80 no Autobahn com sorteio exclusivo do livro "My Take on me"!

Nos vemos lá!

Malu Ignacio




s