filmes
Um Rob˘ em Curto Circuito

 

Todos nós temos um super-herói, aquele com quem nos identificamos e carregamos pro resto de nossas vidas. Mas e se criarmos um herói por acaso, por acidente? Isso mesmo, acidente!!!

Vamos falar hoje de um simpático robô, apaixonante e acima de tudo um ser humano. O quê? Um ser humano? Bom, melhor eu explicar como isso acontece de fato nesse filme.

Tudo se inicia em um campo de concentração onde o Laboratório NOVA está fazendo uma exibição para os chefes de Estado dos seus incríveis robôs com capacidade para destruir tanques de guerra, caminhões do exército e todo inimigo que se aproximar com suas miras a laser de super destruição.

Após a exibição, o robô número 5 está ligado a um gerador e devido a uma tempestade ele recebe um raio que o deixa fora de controle e acidentalmente ele é levado para fora do laboratório. Isso deixa seus criadores de cabelo em pé e então o laboratório coloca sua equipe atrás do robô.

O detalhe é que ele não está respondendo os comandos de seus criadores Newton Crosby (Steven Guttemberg) e seu atrapalhado ajudante Ben (Fischer Stevens), e então nosso aventureiro começa a procurar por informações (input).

Na perseguição comandada pelo Capitão Schroeder (G.W.Bailey), o robô salta de uma ponte e vai parar em cima da caminhonete de lanches de Stepahnie (Ally Sheedy) que ao chegar em casa discute com seu ex-namorado Frank (Brian McNamara). Stephanie cria em sua casa vários tipos de animais que precisam de cuidados médicos.

Crosby e Ben também são escalados pelo presidente da NOVA, Howard (Austin Pendleton) para localizar nosso robô fugitivo e depois de anos vão sair do laboratório onde sempre estiveram confinados.

Durante a noite, Stephanie tem seu primeiro contato com o robô Number 5 e imediatamente pensa se tratar de um ser alienígena. Ela o convida a entrar em sua casa e nosso herói adquire muitas informações lendo todos os livros e assistindo a televisão, decorando todos os comerciais.

 

Após nosso atrapalhado robô causar estragos na casa de Stephanie, ela acaba descobrindo que ele pertence ao laboratório NOVA e entra em contato com eles, iniciando assim uma nova perseguição ao robô.

Nosso herói descobre que o laboratório esta a sua captura para desmontá-lo e ele então começa a ficar com medo...(quem diria, um robô com medo!). Tudo porque ele aprendeu com Stephanie que os seres vivos morrem para sempre e não são como máquinas que são desmontadas e montadas novamente e então ele associa desmontar com morrer. E agora, quem segura um robô apavorado?

O medo é tanto que ele em segundos aprende a dirigir lendo o manual da caminhonete de Stephanie e sai feito um louco estrada afora.

Nosso herói então confessa a Stephanie que ele está vivo e com medo de ser capturado pela NOVA. Crosby tem o primeiro contato com o robô e percebe a diferença, mas a troupe do capitão Schroeder começa a atirar e Crosby desliga e leva nosso herói para dentro do caminhão da NOVA.

Mas nosso robô inteligente é capaz de se auto-consertar, conseguindo escapar das garras de seus criadores, voltando para a casa de Stephanie e ajudando ela a se livrar de Frank que veio procurá-la atrás da recompensa oferecida pelo laboratório.

Em contato com Stephanie, Crosby acaba gostando dela, mas a perseguição insistente da NOVA incluindo os outros 4 robôs, acaba causando mal entendidos entre o casal.

FICHA

"Um Robô em Curto Circuito"
Título original:
"Short Circuit"
EUA, em 9 de maio de 1986,
98 minutos.

Ally Sheedy - Stephanie Speck
Steve Guttenberg - Newton Crosby
Fisher Stevens - Ben Jabituya
Austin Pendleton - Howard Marner
G.W. Bailey - Skroeder
Brian McNamara - Frank
Tim Blaney - Number 5 (voz)
Marvin J. McIntyre - Duke
John Garber - Otis
Penny Santon - Mrs. Cepeda
Vernon Weddle - General Washburne
Barbara Tarbuck - Senador Mills
Tom Lawrence - Howard Marner's Aide
Fred Slyter - Norman
Billy Ray Sharkey - Zack

Direção: John Badham
Roteiro: Brent Maddock & S.S. Wilson
Gênero
: ComÚdia

Por tudo que o robô Number 5 provou ser capaz, Crosby então se convence que ele está realmente vivo, mas convencer o laboratório NOVA e o cabeça dura do Capitão Schroeder é uma tarefa um tanto complicada.

Algumas frases e cenas hilariantes:

Number Five is alive – Nosso amável robô convencendo Stephanie que está vivo.

No dissasemble Number Five – Agora ele está com medo de ser desmontado pela NOVA.

Saturday Night Fever – Nesse filme podemos relembrar o clássico dos anos 70 onde Number 5 aprende a dançar com John Travolta vendo o filme pela TV. E não é que o robô também é romântico. Stephanie fica encantada com sua dança.

Destruição do carro de Frank – Nosso herói é tão doce que é incapaz de machucar qualquer pessoa e utiliza seu poderoso raio laser apenas para dar uma lição em Frank e imitando os comerciais de TV que aprendeu.

Os 03 Patetas – Adivinha quem levou a melhor no duelo de robôs? Nosso herói agora aplica uma lição em seus ex-colegas de trabalho e numa troca em seus circuitos começam a agir como Moe, Larry e Curly (o trio que revolucionou a comédia nos tempos do cinema preto e branco). Isso tudo Number 5 aprendeu vendo a TV.

Short Circuit – Um robô em curto circuito é engraçado e emocionante e quem ainda não assistiu esse filme tenha certeza de uma coisa, irá se apaixonar por ele.

Curiosidade

- Foi lançado aqui no Brasil um robozinho de brinquedo na década de 80 chamado Ding Bô inspirado em nosso herói.

- O filme ganhou uma continuação onde temos uma fábrica de miniaturas de Number Five.

- A partir desse filme nosso herói passa a se chamar Johnny Five por decisão do
próprio.

Reinaldo Varani

voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2008 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80