Media  |
Fale  |

Filmes
Bom Dia Vietnã

Olá amigos e amigas oitentistas, é um prazer redigir uma resenha sobre esse filme que traz como papel principal o grande astro da dramaturgia internacional Robin Williams. Bom Dia Vietnã (Good Morning Vietnam) foi um filme rodado em 1987, no qual foi dirigido pelo cineasta americano Barry Levinson e escrito pelo roteirista Mitch Markowitz. O filme segue a linha de comédia dramática, sobre a guerra do Vietnã, mesmo o filme ter sido rodado em Bangkoc, capital da Tailândia.

A história se passa em 1965, quando Adrian Cronauer, interpretado por Robin Williams foi um aeronauta da segunda classe que chega em Saigon (nome oficial da capital vietnamita até 1975, atualmente chama-se Ho Chi Minh) recrutado para trabalhar como DJ no comando do programa de rádio das forças armadas no país asiático.
FICHA

"Bom Dia Vietnã"
Título original:
"Good Morning Vietnam"
EUA, 1987, 121 minutos.

Elenco:
Robin Williams
- Adrian Cronauer
Forest Whitaker - Edward Garlick
Tung Thanh Tran - Tuan
Chintara Sukapatana - Trinh
Bruno Kirby - Lt. Steven Hauk
Robert Wuhl - Marty Lee Dreiwitz
J.T. Walsh - Sgt. Major Dickerson
Noble Willingham - Gen. Taylor

Diretor: Barry Levinson
Escrito por: Mitch Markowitz
Produtores: Harry Benn, Larry Brezner, Mark Johnson e Ben Moses
Música: Alex North
Diretor de Fotografia: Peter Sova
Edição: Stu Linder
Diretor de Arte: Steve Spence

Distribuidora: Touchstone Pictures, Warner Bros, Buena Vista Home Video

Gênero: Comédia, Guerra, Drama

A Irreverência de Cronauer contrasta fortemente com muitos funcionários e logo desperta a ira de dois de seus superiores, o segundo tenente Steven Hauk (Bruno Kirby) e Sargento Dickerson (JT Walsh). Hauk adere diretrizes do Exército estritas em termos de humor e programação de música, enquanto Dickerson está irritado com o comportamento de Cronauer em geral.

Com o passar do tempo muitos começam a gostar do jeito humorístico de Cronauer conduzir suas atividades, misturando notícias com humor e também em sua set list introduzindo Rock and Roll, um som mais jovem para a época, irritando assim seus superiores. Hauk mostra-se desconfortável com a abordagem ousada do radialista recruta. Ele tenta de diversas formas mudar a concepção do mesmo porém tentativa que não obteve êxito. Movido pela inveja e ciúme, ele tenta prejudicar Cronauer mas a popularidade dele é tal que é protegido pelos altos escalões.


Paralelamente, Adrian sente-se atraído por Trinh (Chintara Sukapatana), uma jovem vietnamita. Uma dia, quando Cronauer estava saindo do Jimmy Wah's, um bar bem popular que era frequentados por americanos, houve uma explosão em virtude de um explosivo plástico ter sido colocado no local. Este atentado matou duas pessoas e ainda feriu três.

Apesar de ser proibido de divulgar o acontecido, Adrian narrou ironicamente o que aconteceu. Imediatamente Hauk o chamou de subversivo e foi apoiado pelo sargento Phillip Dickerson, um oficial que sempre detestou Adrian. Porém, o general Taylor (Noble Willigham) não permitiu que o incidente tomasse grandes proporções e deu só uma suspensão para Cronauer, ficando acertado que ele seria substituído por Hauk, que tentou ser engraçado mas só conseguiu ser ridículo.

Enquanto isso, Cronauer passa a maior parte de seu tempo bebendo e tentando buscar um relacionamento com Trinh, apenas para ser repelido em cada tentativa. Nas emissoras de rádio intervém Taylor em seu nome, ordenando Hauk a reintegrá-lo, mas Cronauer se recusa a voltar a trabalhar quando Garlick traz-lhe a notícia. Ele teme agora que Dickerson vai mandá-lo para a linha de frente se ele faz alguma coisa errada. Dickerson inventa um propósito para se livrar de Cronauer, enviando-lhe para entrevistar soldados no campo - sabendo que o único caminho para esta área particular é controlada pelos vietcongues.

Esse filme mostra através de um lado mais humorado a visão de muitos americanos sobre a guerra do Vietnã, essa guerra que gerou muitas mortes e começou a manchar de forma lenta a imagem mundial dos Estados Unidos. Um outro aspecto é a espontaneidade de Robin Williams no filme, chegando a cativar e emocionar espectadores mundo a fora no qual ao término do trabalho resultou em reconhecimento crítico nas mais diversas premiações do cinema internacional com muitas indicações.

 

Principais prêmios e indicações

Oscar 1988 (EUA)
Recebeu uma indicação, na categoria de melhor ator (Robin Williams).

Globo de Ouro 1988 (EUA)
Venceu na categoria de melhor ator - comédia / musical (Robin Williams).

BAFTA 1989 (Reino Unido)
Recebeu duas indicações, nas categorias de melhor ator (Robin Williams) e melhor som.

American Comedy Awards 1988 (EUA)
Robin Williams venceu na categoria de ator mais engraçado em cinema.

Political Film Society 1989 (EUA)
Venceu na categoria Paz.

Curiosidades:

O verdadeiro Adrian Cronauer disse que apenas 45% do filme retrata a realidade dos fatos e que se ele tivesse agido como Robin Williams agiu no filme, certamente teria enfrentado a corte marcial.

Ao contrário do personagem no filme, o verdadeiro Adrian Cronauer não usava de comédia em seu programa de rádio e nem foi expulso pelos militares; ele deixou o Vietnã porque seu período de trabalho tinha terminado.


Aldiéres Silva