desenhos.gif (390 bytes)

Snoopy

Criado em 1947, por Charlie Schulz, Peanuts nome original de Snoopy, mostra a turma do Charlie Brown e de seu cachorro Snoopy.

Charlie Brown também, conhecido como Minduim, que sempre pronunciava um "mas que puxa" é o protagonista do desenho vivendo fatos comuns a maioria dos garotos e garotas junto com a sua turma.

Possui um amor platônico pela "garotinha ruiva" vive a suspirar por ela, porém não declara seu amor. O interessante do personagem Charlie Brown é justamente este traço de personalidade, ou seja, ele é um romântico acredita que é amado e que pode amar, mesmo não sendo correspondido sonha. As situações problemas giram em torno dele. Tudo é difícil para Minduim. Daí o grande sucesso do desenho pela identificação com este personagem mesmo não sendo cômico. Apesar de ser imediato o carisma de Snoopy que ao contrário de seu dono é decidido e age como um ser humano afinal ele é um cão da raça Beagle, é no garoto que nos identificamos nos seus medos e frustrações tão comuns.

Toda a turma de Charlie Brown possui personalidades marcantes. Seu melhor amigo Linus andava com um cobertor azul para todos os lados não largando por nada, Lucy irmã de Linus sempre procurava meios de deixar Charlie em situações bastante embaraçosas, e também era mandona e apaixonada por Schroeder o pianista que tocava Beethoven, Patty Pimentinha que inúmeras vezes demonstra seu amor por Charlie Brown tem um jeito moleque. Marcie a melhor amiga de Patty sempre usava a palavra "meu" para chamá-la, Sally irmã de Charlie era apaixonada por Linus e por fim o passarinho amarelo chamado Woodstock. Há a Professora uma personagem um tanto que misteriosa na qual pronuncia palavras totalmente ilegíveis que só a turma entendia e Charlie sempre finalizava em com um "sim sora".

Curiosidades

- È totalmente absurda a quantidade de coisas que cabia na casinha do Snoopy;

- O autor Charlie Schulz pensou em batizá-lo de "Snuffy" e não Snoopy;

- O personagem Charlie Brown existiu. Era um funcionário de uma escola de desenho na qual Schulz trabalhou na década de 1940 e Linus era um professor da mesma;

- Charlie Brown, Snoopy e sua turma têm 355 milhões de tiras impressas em 2600 jornais de todo o mundo (traduzidas para 26 idiomas);

- Pelo canal pago Nickelodeon, nos Estados Unidos cerca de 6,6 milhões de crianças assistem Snoopy;

- Peanuts foi traduzido pelo cartunista Ziraldo como "Minduim";

- Tornou-se peça de teatro na Broadway " You are a Good Man, Charlie Brown" ganhado dois prêmios Tony;

- Snoopy pisou até na Lua! Em 1969, os astronautas levaram na cápsula um desenho da turma de Charlie Brown.

 

Personagens

Charlie Brown: Protagonista principal do desenho dono do snoopy.



Snoopy: o cachorro do Charlie Brown, um beagle muito estiloso que tem uns costumes esquisitos.



Linus: melhor amigo de Charlie Brown, onde ele tem um cobertor azul inseparavel e acredita na Grande Abóbora.



Patty Pimentinha: menina moleque, que tem um grande amor por Charlie Brown



Lucy: irmã mais velha de Linus, adora implicar com Charlie Brown e é apaixonada por Schroeder.



Schroeder: Pianista que passa a maior parte do tempo tocando o seu piano.



Sally: irmã mais nova de Charlie Brown que é apaixonada por Linus.



Woodstock: Passarinho que é o amigo inseparável do Snoopy, sempre quando pode Snoopy ajuda o Woodstock de alguma forma.




Roger de Souza

FICHA

Título original: Snoopy - Estados Unidos, 1947.


Criador: Charles Schulz
Ainda passa: não passa mais.

Se o sucesso pode ser traduzido em números, o das tirinhas de Snoopy, que completou 50 anos em 2000, é incontestável. O beagle e sua turma têm 355 milhões de tiras impressas em 2600 jornais de todo o mundo (traduzidas para 26 idiomas distintos), seus desenhos animados são assistidos por 6,6 milhões de crianças apenas no canal pago Nickelodeon, nos Estados Unidos, e o site de Snoopy recebe uma média de 2 milhões de visitas diárias.

Site do criador: www.snoopy.com


voltar