Coletâneas
Welcome to the Robots

Nesta semana de TOP 20 do Autobahn, escolhemos a melhor coletânea de ANOS 80 de todos os tempos.

Não há comparação com a coçetânea tripla "Welcome to the Robots II - Synthie Pop & New Romantic". Escolhemos
a segunda edição porque é a melhor, a primeira edição Welcome to the Robots, tem um número menor de músicas apaixonantes dos 80, além de ter um CD a menos (duplo).

Essa coletânea tripla apaixona qualquer fã dos anos 80. Uma coletânea tripla com todas as versões raras 12", edições limitadas feitas pelas bandas que bombaram nos 80, as versões que tocavam nas pistas mas não rolavam nas rádios, e numa época que não existia youtube, napster, mp3, só os DJs tinham essas versões e os amigos dos DJs que pediam pro DJ gravar uma fita cassete com as versões raras do New Order, Cure, Soft Cell, sonho de consumo de todo mundo que viveu os anos 80.

O duro era importar e pagar os preços abusivos que se cobravam nas lojas e importação
na época, para um disco que só tinha uma música de cada lado, numa versão raríssima lançada pela banda. Sim só os fãs die-hard e os DJs que precisavam ter para tocar nas pistas tinham preciosidades até o surgimento do Substance do New Order, mas aí é outra história, a paixão eterna dos DJs de todo o mundo por um disco que dava pra tocar inteiro com as versões raras todas num único disco, sem precisar comprar e carregar dezenas de singles.

FICHA

"Welcome to the Robots"
Data de Lançamento:
2013

CD 01

01. Propaganda - Die Tausend Augen Des Mabuse - 9:46
02. Thompson Twins - Love On Your Side (No Talkin’) (12” Version) - 05:50
03. Talk Talk - Such A Shame (Extended) - 06:32
04. Blancmange - Living On The Ceiling (Extended) - 05:37
05. Scritti Politti - Wood Beez (7") - 05:55
06. Animotion - Obsession (12" Remix) - 05:36
07. Dan Hartman - We Are The Young (Club Version) - 06:54
08. Hong Kong Syndikat - Roby - 04:00
09. Robert Palmer - You Are In My System - 04:59
10. Yazoo - Situation (12" Remix)- 07:32
11. ABC - How To Be A Zillionaire (Wall Street Mix) - 07:33
12. George Kranz - Din Daa Daa (U.S. Mix) - 06:20

CD 02

01 - A Flock Of Seagulls - Modern Love Is Automatic - 03:51
02. Freur - Doot Doot (12" Mix) - 06:34
03. Logic System - Clash - 04:16
04. Klein & MBO - The M.B.O. Theme - 04:33
05. Ministry - I Wanted To Tell Her - 05:30
06. Endgames - Waiting For Another Chance - 05:06
07. Portion Control - The Great Divide - 06:45
08. Frankie Goes To Hollywood - Two Tribes (Hibakusha Mix) - 06:57
09. New Order - The Beach (LP Version) - 07:11
10. Telex - L'amour Tojours (Special Dance Mix) - 07:01
11. Visage - Mind Of A Toy (Dance Mix) - 05:14
12. B·Movie - Nowhere Girl - 06:30

CD 03

01. Roxy Music - The Same Old Scene - 05:37
02. Anne Clark - Sleeper In Metropolis - 04:06
03. Visage - Move Up - 04:26
04. Soft Cell - Torch (Extended) - 08:28
05. The Buggles - I Am A Camera (12" Mix) - 04:14
06. Thinkman - Best Adventures - 08:49
07. Vicious Pink - CCCan't You See (French Extended Version) - 07:10
08. Heaven 17 - The Height Of The Fighting - 02:57
09. Thomas Dolby - She Blinded Me With Silence (Extended Version) - 05:09
10. Duran Duran - Hold Back The Rain - 06:37
11. Altered Images - I Could Be Happy - 05:41
12. Human League - Dreams Of Leaving - 05:49

Compilado por: Liner Notes
DJ Mixes: Raphael Krickow

Gravadora: Embassy of Musicdle

Esse foi o objetivo dessa coletânea, um Substance dos anos 80, reunindo as versões promo que eram distribuídos apenas para as casas noturnas,. que todos os fãs die-hard dos anos 80 e DJs da época sempre sonharam em ter.

Bom vamos a ela.

A Primeira música já a maravilhosa Dr Mabuse de uma das melhores bandas dos anos 80, o Propaganda, banda alemã de technopop, que flertava com o gothic, uma Siouxsie dos sintetizadores, apaixonante, fenomenal, estupendo. E a versão que tem aqui é um derivação da raríssima, semi-inédita Abuse (nome dado à primeira versão 12") que é a abertura do filme Alguém Muito Especial, cena que abre o filme com a Mary Stwart Masterson tocando bateria, nessa cena a Mary Stwart está tocando essa raríssima que quem assistia o filme sonhava em ter. Agora já é possível, abrem a coletânea com propridade...

O nome Dr Mabuse é tirado do ousado filme de Fritz Lang de 1922, 4 horas de filme mudo, realmente Lang já se mostrava um dos gênios do cinema, quando podíamos sem dúvida chamar o cinema de a sétima arte.

Na sequência, mais um versão rara, a versão No Talking do 12", aquelas que só os DJs e colecionadores tinham até o lançamento dessa coletânea, uma das melhores bandas de Liverpool, o Thompson Twins com o clássico synthpop, Love on Your Side, versão dub com vários sintetizadores;


A terceira faixa então é o extase paradisíaco de uma das melhores bandas da história do Technopop. Talk Talk, um technopop chique e refinado que todas as bandas synth queriam ser comparadas... o próprio Depeche em toda entrevista tentava ser colocada ao lado do Talk Talk, toda entrevista de Pet Shop Boys, Erasure, ser comparado ao Talk Talk era o que podia ser chamado de cool nos anos 80, uma banda que usava e abusava dos sintetizadores com uma harmonia invejável, coisa quase impossível nos tempos do The Normal e até do Gary Numan e Human League que eram maravilhosos, mas ainda havia uma dificuldade em trabalhar com todos os elementos harmônicos ao produzir um synthpop, e essa versão 12 raríssima de Such a Shame, é de derrubar da cadeira qualquer fã dos anos 80, melhor sentar antes de ouvir... aquela versão que você queria desde 1983. Demais!!!

Realmente uma coletânea dos sonhos, a quarta música do primeiro CD é o technopop experimental do inesquecível Blancmange, se material da banda já era raro no Brasil
imaginem uma versão 12" de Living on the Ceiling, sonho de consumo na época, só se encontrava em uma loja específica da galeria na época, e dá pra imaginar o preço, né?

Um mistura experimental de synthpop com dança do ventre, no meio da versão, o break da música para a virada do DJ, tem um solo de beats eletrônicos com
synthies arabescos, fenomenais.... imaginem uma música para dança do ventre feita pelo Kraftwerk, experimentalismo envolvente dessa coletânea indispensável.

Outra música que merece muito destaque desse primeiro CD da coletânea tripla é a versão 12 raríssima de Obsession do Animotion, versão diferente daquele 12 que seguia a mesma técnica inventada pelo New Order no 12" de Bizarre Love Triangle do New Order, ao entrar lentamente instrumento por instrumento sem perder o rítmo.

O Animotion não tinha conseguido o mesmo feito, apesar de ser maravilhosa a primeira versão 12, ela não conseguia colocar pra dançar toda a pista como Bizarre fazia, então abandonaram a tentativa da técnica Bizarrre Love Triangle e fizeram outro 12 que esse sim pegou nas pistas mais compacto e menos experimental que a técnica BLT, essa versão estourou nas pistas de todo o mundo. Um detalhe interessante é que além dessa forte influência da técnica dos 12" do New Order (Blue Monday, Perfect Kiss e Bizarre Love Triangle), a banda tentava soar como uma filial americana do Human League, com sintetizadores apaixonantes alternando vocais masculinos e femininos, qualquer ouvinte desavisado poderia confundir com Human League...

Além de outros grandes hits desse primeiro CD, o destaque vai para mais um rara versão 12" extended do Yazoo, a inesquecível Situation que até hoje envolve num transe eletrônico futurista toda a pista mais animada de São Paulo, se tornando um dos hinos do Autobahn. Vince Clarke em uma das melhores performances nos sintetizadores..


O primeiro álbum do Yazoo ao lado do single de Blue Monday do New Order são considerados os pais do Synthpop moderno, evoluindo a partir de Kraftwerk, Ultravox, Speak and Spell (DM) para inaugurar uma nova era do synthpop quando o synthpop virou o principal da década de 80 e de repente todas as bandas do mundo decidiram fazer synthpop. Versão apaixonante sempre presente na pista Autobahn.

CD 2

Faixa 1 - A Flock Of Seagulls - Modern Love Is Automatic : Futurista, um verdadeiro teletransporte para outra dimensão, sem exagero!

Faixa 2 - Freur - Doot Doot (12" Mix) : Um convite a um relaxamento...

Faixa 3 - Logic System - Clash : compassos bem delimitados, muito bem elaborada

Faixa 4 - Klein & MBO - The M.B.O. Theme : ritmo envolvente com sintetizadores estrategicamente colocados, vocais entram só após 3 minutos e a tornam única!

Faixa 5 - Ministry - I Wanted To Tell Her : dançante, com linha de baixo bem marcada em toda melodia e vocais mega expressivos. Demais instrumentos e efeitos vão aparecendo em camadas... SHOW!!!

Faixa 6 - Endgames - Waiting For Another Chance : surpreendente e apaixonante: uma crescente de toques inesquecíveis em vários momentos da canção.

Faixa 7 - Portion Control - The Great Divide : instrumentos de percussão e efeitos vocais imprevisiveis ao longo de toda música.

Faixa 8 - Frankie Goes To Hollywood - Two Tribes (Hibakusha Mix) : a sirene prenuncia a obra de arte... muitos instrumentos interligados e unidos à voz singular de Holly Johnson.

Faixa 9 - New Order - The Beach (LP Version) : ADORADA ao extremo por todos nós, sempre cultuada na pista Autobahn: uma primazia!

Faixa 10 - Telex - L'amour Tojours (Special Dance Mix) : hipnotizante desde os primeiros acordes, requintada em todas as notas!

Faixa 11 - Visage - Mind Of A Toy (Dance Mix) : sintetizadores impecáveis somados aos vocais apuradíssimos... perfeição define!

Faixa 12 - B•Movie - Nowhere Girl : teclados marcando presença de uma maneira primorosa, muito harmoniosa! Vocais entram após os 3 minutos e a diferenciam mais ainda.


CD 3

Faixa1 - Roxy Music - The Same Old Scene : envolvente e cativante: irresistível...

Faixa 2 - Anne Clark - Sleeper In Metropolis : um verdadeiro discurso diante de instrumentos completamente alinhados.

Faixa 3 - Visage - Move Up : sintetizadores pesados ditam o rumo da melodia, vibrante em cada arranjo.

Faixa 4 - Soft Cell - Torch (Extended) : essa é a mais emocionante e profunda! Sempre exaltada na pista Autobahn!

Faixa 5 - The Buggles - I Am A Camera (12" Mix) : suave com vocais diferenciados
Faixa 6 - Thinkman - Best Adventures : arranjos em crescente evolução encaixando perfeitamente com a voz.

Faixa 7 - Vicious Pink - CCCan't You See (French Extended Version) : versão muito interessante, o idioma francês dá um charme especial.

Faixa 8 - Heaven 17 - The Height Of The Fighting : arrasadora já no primeiro timbre, muito diferente de todas as músicas dos três CDs!

Faixa 9 - Thomas Dolby - She Blinded Me With Silence (Extended Version) : Uma versão ampliada para uma canção que é a personificação dos anos 80!

Faixa 10 - Duran Duran - Hold Back The Rain : empolgação na veia! bateria e baixo bem firmes e teclado bem executado.

Faixa 11 - Altered Images - I Could Be Happy : baixo, guitarra e bateria muito bem colocados.

Faixa 12 - The Human League - Dreams Of Leaving : vocal agoniado... a intenção é trazer ar de desepero, confundindo e misturando diversos instrumentos, tudo ao mesmo tempo!

 

Marcos Vicente e Damaris Camargo