Coletâneas
Toco House Hits

A coletânea “Toco House Hits” teve o seu lançamento em 1989, com os hits mais executados nas pistas de dança, nos estilos House, Industrial (EBM) e Synth-Pop e a maioria deles emplacou na Hot Dance Music, da Billboard.

A seleção das faixas foi realizada pelos DJs que estavam na Toco na época do lançamento do álbum, entre eles Ricardo Crunfli, com o auxílio do “mans” DJ Grego, que tem aproximadamente 33 anos de carreira e foi o responsável pelo primeiro remix nacional “Loiras Geladas”, do RPM.

A Toco (1972 – 1997) foi uma das maiores e melhores danceterias de São Paulo nas décadas de 70 -80 e 90, localizada na Vila Matilde, zona leste da cidade, com capacidade para mais de 4000 pessoas. Foi a passarela de alguns dos melhores DJs.

 
FICHA

 

"TOCO House Hits"
Data de Lançamento:
1989
06 faixas

Faixa a Faixa:
01. Company B -The Miami Mega Mix (Fascinated, Spin Me Around, I'm Satisfied, Perfect Lover, Full Circle, Jam On Me) - 07:19
02. Tommy Page - A Zillion Kisses (Endless Kiss Mix) - 05:26
03. The Beloved - Your Love Takes Me Higher (The Pod Went Pop Mix) - 08:13
04. Depeche Mode - Behind The Wheel (Shep Pettibone) - 05:55
05. Figures On A Beach - You Ain't Seen Nothing Yet (12" Club Mix) - 6:07
06. Nitzer Ebb - Join In The Chant (Mix 1) - 5:22

Todos especializados em lançar hits, deram uma contribuição muito importante para o cenário da Dance Music, o House na época e hoje, Flash House. Variados remixes em diversos estilos que contagiavam a pista de dança também tiveram uma participação ativa em programas de rádios e acabaram influenciando o gosto até dos que nunca estiveram lá.

A Toco também realizou diversos shows com atrações nacionais e internacionais, inclusive o Company B, em comemoração ao Disco de Ouro pela vendagem de mais de 100 mil cópias do álbum “Toco House Hits”.

Os remixes deste álbum estavam sempre presentes nos sets dos melhores DJs, não somente da Toco, mas de todas as grandes danceterias da cidade, os destaques ficam para: Company B, com o “The Miami Mega Mix”, um dos hits mais tocados do freestyle; o Synth-Pop de Depeche Mode, “Behind the Wheel” e o Industrial (EBM) de Nitzer Ebb com “Join in the Chant”.

Como assídua freqüentadora da Toco, posso afirmar que esta coletânea traduz fielmente as tendências musicais nas pistas de dança da época. Suas faixas são executadas e relembradas com freqüência inclusive pelo DJ Marcos Vicente, no Projeto Autobahn, festa em que eu sou assídua freqüentadora nos dias de hoje!!!

Um detalhe bem 80’s que eu vi na contra-capa da coletânea e não poderia deixar de citar:
“Também em cassete” !!! :-)


Company B : Trio miami-dance-pop produzido por Ish Ledesma, formado em 1986 e composto originalmente por Lori Ledesma, Lezlee Livrano e Susan Johnson. Sempre adornadas por volumosas perucas brancas, o Company B se fixou nas paradas com o primeiro single "Fascinated", em 1987, que estourou nas rádios e danceterias e rapidamente chegou em primeiro lugar na Hot Dance Music, da Billboard. É um clássico das pistas até hoje!!!
No mesmo ano o single "Full Circle", atingiu o quinto lugar da Hot Dance Music e "Perfect Lover", o décimo segundo, em 1988. Ambos trilharam o mesmo caminho que "Fascinated", mas não tiveram a mesma projeção. Foram bastante executados nas pistas de dança e fazem parte do “The Miami Mega Mix”, desta coletânea.

 

Tommy Page : começou a sua carreira tocando piano aos 8 anos, aprendeu teclado por volta dos 12 e formou uma banda com o seu irmão. Após o término do colégio, em New York, produziu e gravou a música "Turning Me On", promovendo seu EP aos DJs da cidade. Foi quando teve a oportunidade de se encontrar com o produtor da Madonna, Mark Kamins, e o presidente da Sire Records, Seymor Stein. O encontro culminou num contrato de gravação, na primavera de 1988.
Neste mesmo ano lançou o seu primeiro álbum que leva o seu nome, com faixas dançantes, sintetizadores e três baladas, uma delas "A Shoulder to Cry On" obteve relativo sucesso na Ásia apesar de ficar despercebida na América do Norte. Aqueles que conhecem Tommy Page apenas pelas suas músicas pop da década de 90 podem ficar surpresos ao ouvir este primeiro trabalho, destaque para as faixas "I Think I'm in Love" e "A Zillion Kisses".

 

The Beloved : Quarteto inglês, formado em 1985 por Jon Marsh, Steve Waddington, Tim Harvard e Guy Gausden, no estilo synth-pop-club-dance. Inicialmente chamado “Journey Through”, mudou o nome para “The Beloved” e desenvolveu uma sonoridade dance bastante similar ao New Order.
“Hapiness” foi o primeiro álbum da banda, onde estão os seus quatro maiores hits: "Your Love Takes Me Higher”, "Hello", "The Sun Rising" e "Time After Time". Algumas faixas nos fazem lembrar a sonoridade de Erasure e ABC.




 

Depeche Mode : grupo synth-pop inglês que ainda faz muito sucesso aqui no Brasil, com vários álbuns e hits inesquecíveis, inclusive a viajante “Behind The Wheel” que originalmente faz parte da obra-prima “Music for the Masses”, de 1987. Outros grandes hits saíram dele como: "Strangelove" e "Never Let Me Down Again", que tiveram muita divulgação nas rádios e estouraram nas pistas.
Tamanho o sucesso de "Behind The Wheel" que mereceu lançamento do single com o mesmo título em três compilações diferentes e com várias versões remixadas: UK (7 Remix, Shep Pettibone Mix e LP Mix), US (7 Remix, Beatmaster Mix e Extended Remix) e Germany (7 Remix).
Entre estas, curiosamente apenas a UK possui a remixagem de Shep Pettibone, visto que este produtor fez muito sucesso na Kiss FM, de New York, seria de se esperar que esta versão fizesse parte também do single US. Os remixes de Shep Pettibone são sempre produções perfeitas para as pistas de dança. Trabalhou em outros hits para vários grupos bastante conhecidos como The Pet Shop Boys, New Order, Janet Jackson, Cathy Dennis, Madonna, Duran Duran e Erasure, colaborando para que atingissem classificação nas paradas da Dance Music. O hit, em suas várias versões, emplacou na Billboard, nas categorias Hot Dance Music/Club Play e Maxi-Singles Sales.

 

Figures On A Beach : quinteto upbeat synth-pop americano, que assim como Tommy Page, assinou com a Sire Records para a gravação do álbum que leva o nome da banda e tem o hit “You Ain't Seen Nothing Yet”. Como fez bastante sucesso nas pistas de dança, em 1989 foi lançado o single com várias versões: 7 Freestyle Mix, 12 Freestyle Mix, 12 Club Mix e LP Version, que emplacaram na Billboard, nas categorias Hot Dance Music/Club Play e Maxi-Singles Sales e na The Billboard Hot 100.



Nitzer Ebb : trio inglês com estilo Industrial / Industrial-Dance, iniciou em 1982 e ousou unir a sua afinidade pelo dark goth e punk rock com sintetizadores e batidas fortes. O single "Join in the Chant", que tem um impressionante vigor vocal sobre uma tempestade sonora de batidas e baixo bastante expressivo, após ser remixado pelo produtor Flood (o mesmo de Nick Cave e Erasure), se tornou uma das faixas cruciais no cenário dance alternativo, tamanha projeção que culminou em um tour na europa acompanhando o Depeche Mode.

 


Claudete Pereira