Coletâneas
Flipper Hits 1 a 3

Capa do single Don't Yoy Want Me
do Human League
FICHA

"Flipper Hits 1"
Data de Lançamento:
1982
Número de Faixas: 12
Estilo: Pop

Faixa-a-Faixa:

01. Human League - Don't You Want Me 3:56
02. Peter Frampton - I Read The News 4:02
03. Asia - Only Time Will Tell 4:44
04. Go Go's - Vacation 2:57
05. Journey - Don't Stop Believin' 4:09
06. Duo (3) – Da Da Da 3:50
07. Survivor - Eye Of The Tiger 4:05
08. Barry White - Change 4:22
09. Joan Jett & The Blackhearts - Do You Wanna Touch Me 3:24
10. Kansas (2) - Play The Game Tonight 3:26
11. Buckner & Garcia - Froggy's Lament 3:27
12. Umberto Tozzi – Gloria 3:27

Gravadora: Epic

FICHA

"Flipper Hits 2"
Data de Lançamento:
1982
Número de Faixas: 12
Estilo: Pop

Faixa-a-Faixa:

01. Journey - Separate Ways 5:24
02. After The Fire - Der Kommissar 4:03
03. Toto - Africa 4:05
04. KC & The Sunshine Band - Give It Up 4:13
05. Rita Coolidge - Do You Really Want To Hurt Me 4:00
06. Clash - Rock The Casbah 3:42
07. Styx - Mr. Roboto 5:26
08. Shakin' Stevens - Give Me Your Heart Tonight 3:00
09. Oxo (2) - Whirly Girl 2:56
10. Ramsey Lewis - Up Where We Belong 3:26
11. Loredana Bertè - Non Sono Una Signora 3:26
12. Love Unlimited Orchestra - Anna Lisa 3:58

Gravadora: Epic

FICHA

"Flipper Hits 3"
Data de Lançamento:
1982
Número de Faixas: 12
Estilo: Pop


Faixa-a-Faixa:

01. Michael Jackson - Thriller
02. Billy Joel - Uptown Girl
03. Ron Banks - Make It Easy On Yourself
04. Matthew Wilder - Break My Strike
05. The Romantics - Talking In Your Sleep
06. Earth, Wind & Fire - Magnetic
07. Gazebo - I Like Chopin
08. Atlantic Starr - Yours Forever
09. Loredana Berte* - Jazz
10. Charly McClain - Band Of Gold
11. Shakin' Stevens - Cry Just A Little Bit
12. Survivor - Caught In The Game

Gravadora: Epic

Em 1982, uma coletânea muito legal foi lançada pela Epic Discos do Brasil em parceria com a Video Ban (empresa do Grupo Bandeirantes) quando os hits que estão neste vinil eram tocados pela inesquecível Bandeirantes FM.

Aqui, apresentaremos um ''desfile'' dos sucessos da época e é lógico que muitos deles estão presentes na pista Autobahn.

Vamos conferir as faixas deste LP clássico:

 

Lado A

1. The Human League: Don´t You Want Me - O ''carro-chefe'' do disco. Um dos grandes sucessos desta banda maravilhosa e também top da pista Autobahn. Nas duas versões tocadas, impossível não cantar, dançar e se contagiar ao som dos vocais de Phil Oakey, que tocou como DJ convidado no Autobahn, na inesquecível noite de 24 de setembro de 2005;

2. Peter Frampton: I Read The News;

3. Asia: Only Time Will Tell - Além de estar aqui, essa song super bacana fez parte da fase Hollywood(propagandas dos cigarros e trilha dos discos);


Capa do single Vacation das Go-Go's

4. The Go Go´s: Vacation - Um dos principais hits das Go Go´s, que fez muito sucesso no Brasil nessa fase, quando o movimento New Wave estava em moda!

5. Journey : Dont Stop Believin´- Outra canção que simplesmente mexe com a galera nas noites da festa. A galera curte demais esse som que somente a Autobahn rola. A letra traduzida fala que nunca devemos deixar de acreditar nos nossos sonhos. Muito linda!!!

6. Duo: Da Da Da - Esta fez bastante sucesso em 82, mas ficou mais conhecida na versão original do grupo alemão de Neue Deutsche Welle (o movimento conhecido como a New Wave Alemã), o Trio. Chega a ser engraçada....

Lado B

1. Survivor: Eye Of The Tiger - Nos especiais de Hollywood Hits da Autobahn, ela é presença obrigatória na pista Autobahn. É trilha sonora do filme Rocky III - O Desafio Supremo, tornando-se marca registrada do mesmo. O início dela com as batidas que deixavam os VUs analógicos doidinhos... (marcadores de volume dos aparelhos de som 3 em 1 da época).

2. Barry White: Change - Este músico é a voz da black music/funk dos anos 70/80. Quem não conhece procure, sempre é bom poder ouví-lo no som do carro.


Capa do single Rock the Casbah do The Clash

Na continuação desta coletânea maravilhosa, estamos em 1983. Repare que a capa do vinil tem um visual bem futurista e ao mesmo tempo com cara de fliperama(tirado do jogo ''asteróides''). Bons tempos!!!
As músicas presentes neste Lp são variadas em cada estilo, rock, pop, lentas e ''Era Disco''. A seguir, um breve comentário sobre elas, com destaque para as mais revelantes(sendo que uma delas, rola na pista da Autobahn):




Flipper Hits 2:

Lado A

Separate Ways - Journey: Esta song é sensacional, um das mais famosas do Journey ao lado de Dont´Stop Believin;

Der Komissar - After The Fire: No embalo do sucesso do cantor austríaco Falco, uma banda americana regrava outra versão e o resultado não fica tão bom quanto a original. Acabou virando um ''one hit wonder'' do After The Fire nos Estados Unidos. Aqui no Brasil a versão que fez mais sucesso foi a original do Falco, sempre presente também na pista mais animada de São Paulo, na festa Autobahn;

Africa - Toto: Faz parte de qualquer coletânea de românticas oitentistas. Um dos clássicos do grupo Toto, marcou o ano de 1982;

Give It Up - Kc & The Sunshine Band: Uma banda clássica dos anos 70 que fez esse inesquecível pós-disco, que tocava muito nas pistas e saiu em outra coletânea inesquecível : ''Breakdance'';

Do you really want to hurt me - Rita Coolidge: Outra versão de um dos grandes hits do Culture Club. Parece que era o começo de uma moda na época, os artistas regravarem canções de outros colegas, ou a própria gravadora não queria pagar os direitos do artista original que estavam no auge do sucesso, e preferiram lançar com covers não tão caros, mas também por isso deixaram a desejar em algumas songs;

Rock The Casbah - The Clash: Um dos maiores sucessos do The Clash. Conta sobre os revolucionários de Casbah, numa importante luta contra as opressões na Argélia.

Lado B


Capa do Single Mr. Roboto do Styx

Mr Roboto - Styx: Essa música é um dos marcos eletrônico dos anos 80, com referências kraftwerkianas e um quê de Devo. O som dos teclados é coisa de louco, impossível não se deliciar ouvindo esta faixa, e a versão de brincadeira cantada nas pistas da época "se possível agarre esse emprego...";

Give me your heart tonight - Shakin Stevens: Um som típico dos anos 50/60, lembra daqueles bailinhos de rock da época;

Whirly Girl - Oxo: Oxo foi uma banda pop new wave americana formada em 1983. Esta faixa lembra um pouco Men At Work quando tocada no começo, mais um ''one hit'';

Up Where we belong - Ramsey Lewis: Regravação da dupla Jennifer Warnes e Joe Cocker;

Non sono una signora - Loredana Bertê: Música italiana dos anos 80;

Anna Lisa - The love Unlimited Orchestra c/ Barry White: Barry White fez muito sucesso nos anos 70 e ainda nos presenteou com maravilhas como essa nos anos 80, em parceiria com Love Unlimited Orchestra.

É isso aí galera...a Autobahn é muito mais que uma balada, é uma verdadeira fonte de conhecimento musical e cultural.

O terceiro LP da coletânia Flipper Hits foi lançado em 1983 pela Epic e tambem incluia vários sucessos que faziam sucesso no mundo inteiro.

Os destaques são:

Thriller – Michael Jackson: “Na crista da onda”, essa era uma das músicas mais ouvidas nas rádios daquele ano, os produtores pegaram carona no sucesso mundial de “Michael Jackson”, visto que “Thriller” já ocupava os primeiros lugares das paradas de vários países.

Uptown Girl – Billy Joel : Essa canção foi inspirada e escrita para a modelo americana Christie Brinkley pouco depois de Joel a ter
conhecido e terem começado um namoro. Brinkley foi a protagonista no videoclip musical e Uptown Girl torrnou-se um enorme sucesso mundial logo após o lançamento, atingindo o 3º lugar nos EUA e  o 1º lugar na Inglaterra.

Make it Easy on Yourself – Ron Banks – Essa foi uma das mais belas regravações da música original gravada nos anos 60 pelos “The Walker Brothers”.

Break My Stride – Matthew Wilder: Essa música fez sucesso nas rádios e ganhou várias regravações, principalmente nos anos 2000.


Thriller - Michael Jackson
Magnetic – Earth,Wind & Fire : Esse foi mais um dos grandes sucessos
dessa banda que já estava acostumada a ocupar as paradas das rádios em
diversos países desde o final dos anos 70
.

Gazebo – I Like Chopin : Clássica dos anos 80, essa música embalou
vários romances na época e tambem revelou ao mundo o cantor libanês,
filho de italianos que fazia parte do movimento ItaloDisco com o
estilo Synthpop. Posteriormente Gazebo se dedicaria somente a música
italiana.

Jazz – Loredana Berté : Uma versão italiana da música “Sina” de “Djavan”.

Caught in the Game – Survivor : Mais um sucesso da banda que estava no
auge da carreira por emplacar no ano anterior “Eye of the Tiger” da
trilha sonora do filme “Rock III”.

Ivana Fevereiro & Marco Paulo Vieira