Antenna
Por onde anda Rod Stewart?
Rod Stewart

Rod Stewart

Roderick David Stewart conhecido no mundo por Rod Stewart é o caçula de cinco irmãos de uma família tipicamente escocesa. Seus pais se mudaram para a Inglaterra onde Rod foi o único da família em ter nascido em solo inglês.

Na verdade foi por muito que todos nós quase não pudéssemos ouvir essa grande voz rouca que marcou gerações. Pois meia hora após o nascimento de Rod Stewart uma bomba alemã havia caído próximo, mas muito próximo do local onde ele nasceu em 10 de janeiro de 1945. Palavras do próprio Rod Stewart: “Eu sempre pensei que tive muita sorte porque aquela bomba caiu a poucos passos de onde eu morava”.

Rod Stewart teve sua inspiração musical com Al Jolson, um cantor e ator muito antigo que fez muito sucesso nos Estados Unidos durante a época de 30. Quando criança em sua paixão por trens, ferrovias e futebol, Rod começou a se interessar pela música. O que não se pode falar que a escola foi sua paixão, muito pelo contrário! Rod não gostava nem um pouco de ir à escola e adorava tirar o sarro e fazer brincadeiras com os colegas, a única matéria que o interessava um pouco era História. Talvez seja por isso que ainda muito jovem ao começar a se interessar pela música, também leu muito sobre ela. Rod Stewart era assim quando criança e ainda é assim, inteligente e brincalhão.

Em uma de suas paixões, Rod conseguiu uma vaga para jogar em Clube de Futebol na Inglaterra, o Brentford Football Club. Rod Stewart teve uma vida que podemos dizer hoje ao estilo “se vira nos trinta”. Fez de tudo um pouco, fazia pinturas em silk screen, apoiava o desarmamento nuclear e participava de protestos aonde chegou a ser preso em um deles, cantou músicas folk, viajou por vários lugares na Europa onde cantava como “busker”, aqueles cantores e músicos que vemos nas ruas com o chapéu para jogarem dinheiro e foi até deportado da Espanha. Enfim, o cara era uma peça rara!

Nos anos 60, Rod participou de várias bandas, destacamos a Banda Shotgun Express em que era vocalista, entre os integrantes desta banda estavam Mick Fleetwood e Peter Green, que mais tarde formariam o Fleetwood Mac.

Foi em meados dos anos 70 em que Rod começou a decolar em sua carreira e fez parte de uma banda não muito conhecida no Brasil – The Faces, uma banda ao estilo Rolling Stones.

E finalmente chegamos aos Anos 80! É verdade que Rod Stewart nunca foi os "HITS" das casas noturnas, mas sua música foi tocada em restaurantes, “bailinhos” de músicas românticas, shopping center, lojas e bem provável que você já tenha ouvido ao comer no saudoso Jack in the Box. Alguns locais também colocavam em seus telões os shows de Rod.


No Brasil as músicas do final dos anos 70 de Rod vieram a tocar depois nas rádios nos Anos 80. Sucessos como “You’re in My Heart”, “Babe Jane”, “Forever Young” e “Maggie Mae”.

Em 1985 Rod esteve no Brasil e participou de um dos maiores eventos musicais que o Brasil já teve, que foi o Rock in Rio I. Mais tarde, Rod Stewart vez outros shows no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Rod Stewart em décadas de carreira conseguiu atingir uma legião de fãs que tem até hoje, se muitas mulheres já o viram como sex symbol no passado, Rod não deixa a desejar em seu gosto pelas mulheres também, até mesmo em sua Banda como a violinista e back vocals J’anna Jacoby e a saxofonista Katja Rieckermann, além de receber convidadas em seu show para cantar junto com ele como é o caso da bela cantora Amy Belle. Sua vida pessoal também sempre foi rodeada por mulheres, Rod se casou três vezes e tem sete filhos, sendo dois filhos também de ex-namoradas. Rod Stewart certa vez, fez a seguinte declaração: “Em vez de se casar novamente, eu vou encontrar uma mulher que eu não goste e dar-lhe apenas uma casa”.

Rod Stewart é assim, odiado por algumas pessoas, que entraram na Justiça sobre Direitos Autorais a integrantes de Bandas que ele fez parte. Mas adorado por muitas pessoas através da ajuda que ele deu para cantores, pessoas e instituições, times de futebol, etc. Além de ser considerada uma pessoa carismática em seus shows e não faz nenhuma cerimônia para interagir com seu público e até mesmo sentar ao lado da platéia e fazer sua canção. Uma pessoa que não nasceu com nenhuma estrela na testa e que batalhou muito na vida para chegar aonde chegou, mas sempre preservando seu bom humor.


E por onde anda Rod Stewart? Rod continua em sua carreira com álbuns e muitos shows, tanto que sua agenda está quase que lotada até o final do ano de 2011. Fez regravações de canções antigas dos anos 30 e 40. Existe um DVD de seu show em 2004 – On Night Only, realizado no Royal Albert Hall. Nesse show, Rod canta as canções de sua autoria, após um intervalo, o cenário é totalmente modificado e Rod Stewart com sua Banda e mais uma Orquestra, solta músicas famosas como Blue Moon e What a Wonderful World de Louis Armstrong.

Curiosidades:

- No show realizado no Royal Albert Hall, Rod Stewart recebe os ilustres convidados Ron Wood (ex- integrante do The Faces) e guitarrista dos Rolling Stones. Além da participação de Chrissie Hynde, vocalista do Pretenders.

- Amy Belle cantava nas ruas de Glasgow para pagar suas contas e certa vez foi vista por Rod Stewart. Rod fez um convite e ela mesmo tímida e nervosa com tamanho público, cantou muito bem e hoje é reconhecida por milhares de fãs que acompanham sua carreira no My Space da cantora.

- Rod Stewart trabalhou nas mais diversas áreas, chegando a ser coveiro por um tempo.

- Rod Stewart foi diagnosticado com câncer na tireóide e após cirurgia deu a volta por cima.

- Rod que foi no passado deportado por um país por vadiagem nas ruas, hoje tem seu nome na Calçada da Fama.

- Lembrando os tempos de Ferrorama, Rod é um grande entusiasta de ferrovias e possui maquetes e brinquedos de trem como hobby.

- A música Hard Luck Woman do Kiss, foi escrita para Rod Stewart, mas ele a rejeitou.

- Em 1988, ele lançou o álbum Out Of Order, produzido por Andy Taylor do Duran Duran e Bernard Edwards do Chic.

- Em 1985 no Rock in Rio I, Rod Stewart no final de sua apresentação, dedicou uma música em homenagem a uma das integrantes da Banda The Go-Go’s que também tocou no Rock in Rio I. Ele disse que estava apaixonado por ela. Esse é o Rod Stewart! ;)

Van Depeche Mode
03/07/2011

s