Por onde anda Mark Hamill o "Luke Skywalker"?


Mark Hamill hoje

Quem não se lembra do "loirinho" da trilogia Guerra Nas Estrelas? O papel do cavaleiro Jedi, Luke Skywalker, foi vivido pelo ator americano Mark Hamill. Nascido em 25 de setembro de 1951 na California, Mark é o quarto filho entre sete irmãos. A carreira do pai nas Forças Armadas lhe rendeu muitas mudanças, inclusive de país (Mark viveu por algum tempo no Japão, onde concluiu o ensino médio). De volta aos Estados Unidos, estudou Arte e Teatro e fez sua estréia na TV atuando em um papel coadjuvante na série "The Bill Cosby Show" (1970). Depois de muitas aparições na TV, Mark se tornou uma das celebridades mais conhecidas do mundo, ao interpretar seu grande papel na trilogia Guerra Nas Estrelas em 1977. Hamill costuma dizer que ainda não conseguiu desvincular sua carreira de ator do papel vivido na trilogia.

Neste mesmo ano, Mark sofreu um grave acidente de carro que o desfigurou, tendo que submeter-se à uma série de cirurgias plásticas na tentativa de reconstruir seu belo rosto. Cenas específicas de O Império Contra Ataca (1980) foram escritas para explicar as alterações em sua fisionomia.

No geral, podemos considerar sua carreira próspera, apesar do fato de Mark não ter conseguido se livrar do estigma de ter vivido o personagem Luke Skywalker. Atuou em diversos filmes no final da década de 70 e início dos anos 80: Corvette Summer (1978), The Big Red One (1980), The Night The Lights Went Out in Georgia (1981).

Em 1980, Mark decidiu dedicar-se às peças teatrais e à dublagem de personagens de desenhos animados. Destacou-se por suas excelentes atuações na Broadway, em "Amadeus" e "O Homem Elefante".

Mark é a voz do Coringa, no desenho animado do Batman. O sucesso obtido o levou a emprestar sua voz a vários outros personagens de desenhos animados: Gargoyle, no desenho do Incrível Hulk, Hobgoblin no desenho do Homem Aranha, Maximus no desenho do Quarteto Fantástico. Também emprestou sua voz à Wolverine no videogame X2.

Os fãs de Mark ficaram extasiados com seu aparecimento no desenho dos Simpsons.

Recentemente, Mark fez a voz do Coringa no seriado Birds Of Prey, baseado nos quadrinhos publicados pela DC Comics.

Mark está casado desde 1978 com a dentista Marilou York e eles têm 3 filhos, Nathan, Griffin and Chelsea.
Atualmente, Mark atua no musical da Broadway Six Dance Lessons in Six Weeks e pode ser visto em várias campanhas publicitárias americanas.

Malú Ignácio  


voltar