SANDRA - História

Sandra Anne Cretu (Sandra Anne Lauer nome de batismo), nasceu em Saarbrücken - Alemanha, em 18/05/1962, atualmente casada com o produtor Michel Cretu (Enigma, Boney M., Peter Kent entre outros), com dois filhos, Nikita e Sebastian nascidos em 95 (ambos), tem uma carreira muito promissora no mundo do show-business, tendo atingido seu auge na década de 80. Já aos 16 anos fez sucesso no grupo Arabesque na época das discotecas.

Aos 10 anos mostrou sua aptidão pela música, iniciando com guitarra, aos 12 já cantava.

Como já foi dito, começou a fazer sucesso cantando em 1979 no grupo Arabesque, tendo inclusive músicas conhecidas aqui no Brasil (Friday Night e Hello Mr. Monkey), passando a ser conhecido (Grupo) na Europa, quando começou a ser a banda de abertura do ABBA na turnê que fizeram no mesmo ano.
Apesar desta parceria ter rendido 6 LP´s e 13 compactos ao Arabesque ela não se conteve. Em 1985 sua relação com Michel Cretu começa a amadurecer, é quando Sandra desponta definitivamente para sua carreira solo. Inicialmente, com o apoio de seu produtor e já namorado, grava seu primeiro single "Japan Ist Weit" uma versão de "Big in Japan" do Alphaville; não obtendo sucesso.

As coisas começaram a clarear em sua carreira solo quando ela entra em contato com Hubert Kah, músico muito conhecido na Alemanha, que lhe dá a sugestão de um tema bíblico como música - "Maria Magdalena".

Até então era ele quem fazia os vocais de fundo da música "Maria Magdalena" sendo depois este back-vocal em conjunto com Michel Cretu.

O single "Maria Magdalena" faz um imenso sucesso no mundo todo, principalmente na Europa e América do Sul, chegando em 1º e no top 10 da parada em mais de 30 países.

Este foi o degrau que faltava para uma série de sucessos como " In The Heat Of The Night", "Heartbeat", "You And I" e "Little Girl" que gerou a criação de seu primeiro álbum solo "The Long Play" que teve uma expressiva vendagem mundial.

A partir dai... o sucesso começou a lhe sorrir... veio acompanhado no ano seguinte com um novo álbum - Mirrors - e os hits "Hi! Hi! Hi!" e "Midnight Man".

Em 7 de janeiro de 1988, casa-se com Michael Cretu, indo para Ibiza (espanha), levando até mesmo seu estúdio, neste mesmo ano vem "Into A Secret Land" com sucessos musicais mais discretos entre eles "We'll Be Together" e "Heaven Can Wait", revelando-se estar um pouco mais voltada para o lado familiar.

Após 7 anos (julho de 1995) ela tem os gêmeos Nikita e Sebastian o que sem dúvidas a deixou muito feliz.

Neste intermeio ela lançou "Paintings In Yellow" precisamente em 1990, com destaque para as músicas "Hiroshima" e "One More Night". Os álbuns "Close To Seven" e "18 Greatest Hit's" no mesmo ano e direcionados mais para o público europeu e asiático.

Em 1995 o álbum "Fading Shades", foi seu último álbum oficial, com destaque para "Nights In White Saint", depois disso somente coletâneas.

Sempre com participações nos álbuns do Enigma, afinal seu estilo musical, embora um pouco diferenciado do Enigma traz nas letras as mesmas emoções, mensagens e preocupações com a questão "Natureza Humana".


Rafael Cardoso Ganiko


voltar